Shopping centers como espaços de consumo e de lazer: o caso do Maringá Park e do Catuaí Shopping de Maringá, Paraná, Brasil Shopping centers as spaces of consumption and leisure: the case Maringá Park and Shopping Catuaí Maringá, Paraná, Brazil

Autores

  • Josimari de Brito Morigi Sociedade e Desenvolvimento - Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v9-n1-2018-6

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a o papel dos shopping centers como espaço de consumo e de lazer com foco direcionado para o caso do Maringá Park e do Catuaí Shopping localizados na cidade de Maringá-PR. Para alcançar os objetivos propostos pela investigação foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico em livros, artigos teses e dissertações que versam sobre a temática que se propõe analisar neste ensaio teórico, e posteriormente realizou-se um trabalho de campo para verificar as principais características dos shoppings escolhidos para o estudo. O interesse pelo estudo destes shoppings destaca-se dentre outros motivos pelo papel que tais empreendimentos desempenham na funcionalidade urbana de Maringá, especialmente enquanto espaços de sociabilidade, e ainda pelo interesse de analisar quais agentes produtores do espaço urbano estão envolvidos nesses processos. O shopping center é considerado um dos principais símbolos do consumismo nos dias atuais, e está presente na grande maioria das cidades brasileiras, sobretudo, de grande e de médio porte. Ressalta-se que a intensificação na construção de shopping centers foi de certo modo beneficiada por novas conjunturas evidenciadas na geografia econômica contemporânea, as quais evidenciam que os aspectos da sociedade de mercado acabaram por inserir nos consumidores novos valores de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Morigi, J. de B. (2018). Shopping centers como espaços de consumo e de lazer: o caso do Maringá Park e do Catuaí Shopping de Maringá, Paraná, Brasil Shopping centers as spaces of consumption and leisure: the case Maringá Park and Shopping Catuaí Maringá, Paraná, Brazil. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 9(1). https://doi.org/10.14393/OREG-v9-n1-2018-6

Edição

Seção

Artigos