Missionárias brasileiras em Angola

educação popular, memória e experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61016

Palavras-chave:

Educação Popular, Paulo Freire, Experiência, Memória

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre práticas interculturais em Angola (África) narradas em 2008 por trinta religiosas da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas (CICAF), ano em que a Congregação celebrava 25 anos de presença missionária entre os vários povos do referido país angolano: Bantu, Kikongo, Umbunto, Ibinda, entre outros. Ao todo são oitenta narrativas publicadas num caderno intitulado Cores da vida: 25 anos de presença em Angola (2010). Na perspectiva de Walter Benjamin, essas religiosas são compreendidas como narradoras, e suas narrativas, permeadas pela memória de aprendizes, constituem-se em experiência. A substância de cada narrativa é a experiência que foi sendo tecida por elementos da vivência, do acontecido, visto ou ouvido, da subjetividade que, ao se enraizar na objetividade, é narrada. Conclui que a rememoração das práticas interculturais, à luz de princípios da Teologia da Libertação e do franciscanismo, toma feições de educação popular. Nesse sentido, no escopo de compreender a experiência das narradoras, o artigo busca relacionar tal experiência com a educação popular em geral e, especialmente, a vinculada ao pensamento de Paulo Freire, que ganhou força na década de 1960.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claricia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora do Departamento de Metodologia de Ensino na mesma instituição; integrante do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação. 

Referências

AGOSTINHO, F. P. A guerra em Angola: as heranças da luta de libertação e a guerra civil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Militares) – Academia Militar, Lisboa, 2011.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v. 1).

BOFF, L. Prefácio. In: FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. p. 9-11.

BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. São Paulo: Vozes, 2002.

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CICAF – CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS. Cores da vida: 25 anos de presença em Angola. Curitiba: Gráfica Popular, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 32. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Política e educação. 8. ed. São Paulo: Villa das Letras, 2007.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE,P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1994.

GASCHO, M. L. Catequistas franciscanas: uma antecipação do “aggiornamento” em Santa Catarina, (1915-1965). 1998. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

JARDILINO, J. R. L. Educação e religião: leitura teológica da pedagogia de Paulo Freire na América Latina. Nures, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 1-11, jan./abr. 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/nures/article/view/7203. Acesso em: 15 jul. 2021.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

TORRES, A. La educación popular: trayectoria y actualidad. Bogota: El Buho, 2011.

WALSH, C. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da UFPel, Pelotas, v. 5, n. 1, p. 6-39, jan./jul. 2019. Doi: 10.15210/rfdp.v5i1.15002. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/revistadireito/article/view/15002. Acesso em: 15 jul. 2021.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

OTTO, C. Missionárias brasileiras em Angola: educação popular, memória e experiência . Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 294–307, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61016. Acesso em: 6 set. 2024.