O diálogo como estratégia formativa

perspectivas a partir da Educação Popular em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-56013

Palavras-chave:

Formação, Construção compartilhada, PNEPS-SUS, Covid-19

Resumo

Este manuscrito objetiva refletir acerca dos desafios e das possibilidades que se colocam no campo da formação em saúde dentro de um contexto em que o diálogo, princípio fundamental da educação popular, se torna desafiador em função de um cenário de opiniões radicalizadas, de retrocesso nas políticas públicas para a formação e do distanciamento físico devido à pandemia. Ao longo do texto, buscamos apresentar estratégias e iniciativas que vêm se consolidando no âmbito da Educação Popular em Saúde e do campo da formação mediante tantas incertezas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luanda de Oliveira Lima, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda em Saúde Coletiva no Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; integrante do Núcleo Coordenação do GT EPS/ABRASCO.

Renata Pekelman, Universidade do Vale dos Sinos

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora do curso de Medicina da Universidade do Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; médica de família e comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; integrante do Núcleo de Coordenação do GT EPS/ABRASCO.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Brasília: MS, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso em: 28 maio 2020.

CRUZ, P. J. S. C. Extensão popular: a reinvenção da universidade. In: VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: HUCITEC; João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. p. 40-61.

FERNANDES, C.; Amorosidade. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 37-39.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários às práticas educativas. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987. 184p.

MACHADO, R. C. F. Autonomia; In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 53-54.

PEKELMAN, R. 14 de setembro. In: DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio (org.). 365 dias com Paulo Freire. São Paulo: Diálogos Freirianos, 2019. p. 430-432.

RODRIGUES, R. P. et al. Educação popular em saúde: construindo saberes e práticas de cuidado através do EDPOPSUS. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 19, n.1, p. 219-229, jan.-abr. 2020. Doi: 10.14393/REP-v19n12020-49315.

TROMBETTA, S.; TROMBETTA, L. C. Ética. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 166-168.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Como Citar

LIMA, L. de O.; PEKELMAN, R. . O diálogo como estratégia formativa: perspectivas a partir da Educação Popular em Saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 290–297, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-56013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56013. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)