Lições da pandemia: aprender com outras epistemologias o cuidado coletivo com reciprocidade

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-56010

Palavras-chave:

Território de cuidado, Saúde coletiva, Educação popular, Bem viver, Pandemia

Resumo

Em tempos de pandemia, as fragilidades existentes decorrentes das desigualdades, conformadas e aprofundadas na globalização neoliberal, se expressam de forma mais contundente. O modelo biomédico, centrado na assistência hospitalar e em tecnologias duras, evidenciou sua insuficiência para o cuidado coletivo no contexto do Covid 19. O cuidado de vizinhança dos diferentes grupos populacionais e a Atenção Básica em Saúde integrada às redes de cuidado são vias que, se trilhadas, possibilitam um manejo mais adequado frente às situações emergenciais de saúde. Na trajetória de lutas e afetividades da Educação Popular na Saúde no Brasil, emergem práticas e saberes tecidos cotidianamente de forma compartilhada nas diversidades dos territórios de vida. Movimentos decoloniais na saúde, embora contra hegemônicos, têm apontado experiências mais plenas de cuidado coletivo, como o Bem Viver – cosmologia que adquire nuances entre povos originários na América Latina. São princípios elencados por essa perspectiva: reciprocidade, relacionalidade, complementariedade e solidariedade entre pessoas e comunidades. Aprender com outras epistemologias que trazem capilaridades de cuidado recíproco, incluindo todos os seres da Natureza, é uma possibilidade de potencializarmos outras narrativas para a promoção de saúde e para o adiamento do fim do mundo.

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Biografia do Autor

Carla Pontes de Albuquerque, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; professora associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO. 

Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Estadual do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor visitante nacional sênior na Universidade Estadual do Pará, Brasil (2019-2021); pesquisador 1 do CNPq e coordenador da Rede de Pesquisas “Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais” (UFSC/CNPq); integrante do GT EPS/ABRASCO.

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

ALBUQUERQUE, C. P. de .; FLEURI, R. M. . Lições da pandemia: aprender com outras epistemologias o cuidado coletivo com reciprocidade . Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 268–280, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-56010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56010. Acesso em: 21 nov. 2024.