Educação em saúde no contexto escolar

construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53255

Palavras-chave:

Educação em saúde, Aprendizagem baseada em projetos, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar o processo de construção de uma proposta de ensino-aprendizagem baseada em projetos e investigar as contribuições dessa proposta para educação em saúde no ensino fundamental. Com aporte metodológico orientado pela pesquisa-ação, contempla um conjunto de ações desenvolvidas pelos pesquisadores em colaboração com uma escola no interior do Rio Grande do Sul. Após um processo formativo que contemplou aspectos da saúde na escola, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável e aspectos socioemocionais da prática docente, quatro docentes planejaram um projeto interdisciplinar de ensino-aprendizagem, desenvolvido com escolares do 6º e 7º anos, durante o ano letivo. Para o acompanhamento das ações foram utilizados questionários semiestruturados, entrevistas, diário de campo, registro fotográfico e observação participante. Os resultados demonstraram que o projeto foi desenvolvido a partir de discussões coletivas, considerando a realidade e especificidades do contexto escolar. As ações foram idealizadas e desenvolvidas de forma interdisciplinar e proporcionaram práticas pedagógicas em saúde planejadas e articuladas ao currículo, enfatizando a necessidade de apoio familiar no processo na construção de ambientes e atitudes mais saudáveis. Além disso, a potencialidade do trabalho colaborativo escola-universidade na promoção de melhorias no processo de ensino-aprendizagem foi evidenciada.

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Biografia do Autor

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES-UNIPAMPA).

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciênciasna Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares (GET-UFSM) e do Grupo de Estudo em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM).

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral em Biologia Molecular na Universidade de Leon, Espanha; professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

MENEZES, K. M.; RODRIGUES, C. B. C. .; CANDITO, V.; SOARES, F. A. A. Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 48–66, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53255. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53255. Acesso em: 22 dez. 2024.