Acesso e permanência no ensino médio

desafios da juventude camponesa

Autores

  • Keylla Rejane Almeida Melo Universidade Federal do Piauí
  • Letícia Alves Pereira Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53089

Palavras-chave:

Educação do Campo, Direito à educação, Políticas públicas, Transporte escolar

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as dificuldades de acesso e permanência de jovens do campo no ensino médio do município de Milton Brandão, Piauí, a partir da perspectiva dos estudantes. Partiu-se do seguinte problema: quais os desafios apontados por jovens residentes no campo do município para seu acesso e permanência na escola durante o Ensino Médio? Selecionou-se, como campo empírico da investigação, uma escola do município e, como sujeitos, três ex-funcionários da escola, 26 estudantes do 9º ano e 25 jovens que cursam o ensino médio, residentes em comunidades vizinhas à escola. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da Educação do Campo, configura-se como descritiva, de natureza qualitativa, e teve como procedimentos de produção de dados entrevista estruturada, questionário e Círculo de Cultura. Os resultados do estudo evidenciaram a fragilidade na instituição de políticas públicas e no cumprimento das leis educacionais pelos gestores públicos, provocando problemas como evasão, êxodo rural e falta de perspectivas dos jovens em relação ao futuro. Conclui-se que é importante insistir na formação crítica e política dessa juventude, para tomada de consciência sobre a realidade que os oprime, de modo a buscar formas de enfrentamento.

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Biografia do Autor

  • Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora do Centro de Ciências em Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus Teresina, Brasil.

  • Letícia Alves Pereira, Universidade Federal do Piauí

    Graduada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí, Brasil.

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Publicado

23-11-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MELO, Keylla Rejane Almeida; PEREIRA, Letícia Alves. Acesso e permanência no ensino médio: desafios da juventude camponesa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 99–121, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53089. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53089. Acesso em: 3 maio. 2025.

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