As relações entre pedagogia social, educação social e educação popular no Brasil

saberesfazeres de resistência, produzindo subjetividades resilientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-50913

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Educação social, Educador social, Processos educativos, Educação popular

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever compreensivamente as relações entre a pedagogia social, educação social e a educação popular, pontuando as afinidades entre estes saberesfazeres, seus imbricamentos e a formação dos educadores sociais diante deles. Foi adotada como perspectiva metodológica a fenomenologia associada à pesquisa bibliográfica e histórica. A vocação histórica do homem é “ser sujeito” de si junto com o outro no mundo, e o educador social como sujeito que é na sua cotidianidade profissional, produz resistência para ser e levar ao outro (educando) a também existir-se assim. A pedagogia social imbricada com a educação social e a educação popular, afirmando suas diferenças, mas sem estranhamentos conceituais ou ideológicos seria enfim um “inédito viável, um acreditar em um outro possível processo educativo e civilizatório que, na verdade, já ocorre nas margens de diversas periferias brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Bravin, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor MAPB da Secretaria de Educação do Espírito Santo, Brasil. 

  • Jacyara Silva de Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo,  Brasil, com estágio sanduíche na Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

  • Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Brasil; com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor titula da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; Coordenador do Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão (GRUFEI-UFES).

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Publicado

01-09-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

BRAVIN, Rodrigo; PAIVA, Jacyara Silva de; PINEL, Hiran. As relações entre pedagogia social, educação social e educação popular no Brasil: saberesfazeres de resistência, produzindo subjetividades resilientes. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 4–24, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-50913. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/50913. Acesso em: 19 abr. 2025.