Estética do cotidiano e interculturalidade

uma experiência na pós-graduação

Autores

  • Mariana Lopes Junqueira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jesse da Cruz Universidade Regional de Blumenau
  • Joanna Oliari Macoppi Universidade Regional de Blumenau
  • Carla Carvalho Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-48416

Palavras-chave:

Interculturalidade, Estética do cotidiano, Multiculturalidade, Universidade

Resumo

Este estudo objetiva partilhar um relato de experiência que relacionou os temas Estética do Cotidiano e Interculturalidade. A proposta foi realizada na disciplina optativa Arte e Estética na Educação, em um programa de pós-graduação em educação de uma universidade catarinense. A proposta elaborada como parte das atividades do componente curricular foi organizada pelos acadêmicos do curso. Foi proposta, como aporte teórico, a discussão acerca da Estética do Cotidiano na Educação relacionada ao conceito de Interculturalidade. O intuito foi aliar teoria e prática em propostas que envolvam a arte e a estética. A experiência levou os participantes ao diálogo e à reflexão. Observou-se, assim, a relevância do tema nos currículos escolares, na universidade e da responsabilidade social de reconhecer e agregar toda forma de expressão cultural nas vidas dos acadêmicos na área da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lopes Junqueira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; supervisora de disciplina no Centro Universitário Leonardo da Vinci, Santa Catarina, Brasil; integrante dos grupos de pesquisa Música e Educação (MusE) e Arte e Estética na Educação.

Jesse da Cruz, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; professor na Universidade de Brusque e na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação.

Joanna Oliari Macoppi, Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Artes pela Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. 

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professora na Universidade Regional de Blumenau; líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação.

 

Referências

ANDRADE, M. Tolerar é pouco?: pluralismo, mínimos éticos e práticas pedagógicas. Petrópolis: De Petrus et Alii, 2009. 216 p.

CAMARGO, G. G. A. (org.) Antropologia da dança I. Florianópolis: Insular, 2013.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008. Doi: 10.1590/S1413-24782008000100005.

DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar edições, 2001.

GOMES, N. L. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2012. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/Corpo-e-cabelo-como-s%C3%ADmbolos-da-identidade-negra.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. Estética e arte na formação do professor da educação básica. In: NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. (org.). Mediação cultural, formação de leitores & educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 231-251.

RICHTER, I. M. Multiculturalidade: uma policromia dinâmica. In: RICHTER, I. M. (org.). Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p. 13-36.

SOLIGO, R. Venho por meio desta... In: PRADO, G. do V. T.; SOLIGO, R. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas: Alínea, 2007. p. 323-361.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

JUNQUEIRA, M. L.; CRUZ, J. da; MACOPPI, J. O.; CARVALHO, C. Estética do cotidiano e interculturalidade: uma experiência na pós-graduação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 281–296, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-48416. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48416. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência