Estética do cotidiano e interculturalidade
uma experiência na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-48416Palavras-chave:
Interculturalidade, Estética do cotidiano, Multiculturalidade, UniversidadeResumo
Este estudo objetiva partilhar um relato de experiência que relacionou os temas Estética do Cotidiano e Interculturalidade. A proposta foi realizada na disciplina optativa Arte e Estética na Educação, em um programa de pós-graduação em educação de uma universidade catarinense. A proposta elaborada como parte das atividades do componente curricular foi organizada pelos acadêmicos do curso. Foi proposta, como aporte teórico, a discussão acerca da Estética do Cotidiano na Educação relacionada ao conceito de Interculturalidade. O intuito foi aliar teoria e prática em propostas que envolvam a arte e a estética. A experiência levou os participantes ao diálogo e à reflexão. Observou-se, assim, a relevância do tema nos currículos escolares, na universidade e da responsabilidade social de reconhecer e agregar toda forma de expressão cultural nas vidas dos acadêmicos na área da educação.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. Tolerar é pouco?: pluralismo, mínimos éticos e práticas pedagógicas. Petrópolis: De Petrus et Alii, 2009. 216 p.
CAMARGO, G. G. A. (org.) Antropologia da dança I. Florianópolis: Insular, 2013.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008. Doi: 10.1590/S1413-24782008000100005.
DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar edições, 2001.
GOMES, N. L. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2012. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/Corpo-e-cabelo-como-s%C3%ADmbolos-da-identidade-negra.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. Estética e arte na formação do professor da educação básica. In: NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. (org.). Mediação cultural, formação de leitores & educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 231-251.
RICHTER, I. M. Multiculturalidade: uma policromia dinâmica. In: RICHTER, I. M. (org.). Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p. 13-36.
SOLIGO, R. Venho por meio desta... In: PRADO, G. do V. T.; SOLIGO, R. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas: Alínea, 2007. p. 323-361.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Mariana Lopes Junqueira, Jesse da Cruz, Joanna Oliari Macoppi, Carla Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.