Pesquisa participativa com mulheres assentadas

possibilidades a partir da educação popular em saúde

Autores

  • Iraí Maria de Campos Teixeira Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Waldenez Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Natália Sevilha Stofel Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art04

Palavras-chave:

Mulheres, Relações de Gênero, Cuidado, Educação e Saúde, Metodologia Científica

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas reflexões teóricas e metodológicas oriundas de pesquisa participante com mulheres assentadas. Foram realizadas 24 idas a campo, dentre elas, 14 observações participantes, 9 entrevistas e uma roda de conversa. Nos primeiros encontros, conversamos sobre o andamento que daríamos à pesquisa anterior. Decidimos que a forma como planejam, se organizam, agem e se avaliam ao praticarem os cuidados à saúde seria um importante objeto desse estudo porque seus resultados possibilitam melhorar suas ações e também servirão de suporte para que outros grupos possam aprender com suas ações. Acreditamos na importá‚ncia de aprendermos com as formas de ser, de saber e de fazer das mulheres camponesas, cujas práticas de cuidado ဠsaúde contribuem para a superação das desigualdades e desafios que lhes são impostos, para manutenção de sua sobrevivé‚ncia material e simbólica e para uma efetiva promoção da saúde da população do campo. Com esse trabalho, espera-se fortalecer as ações de cuidado ဠsaúde realizadas por essas mulheres a partir de um processo dialógico de construção de pesquisa, que trará mais visibilidade às suas ações nos meios acadé‚micos, políticos e sociais.

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Biografia do Autor

Iraí Maria de Campos Teixeira, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.

Maria Waldenez Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora titular na mesma instituição

Natália Sevilha Stofel, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

15-01-2019

Como Citar

TEIXEIRA, I. M. de C.; OLIVEIRA, M. W.; STOFEL, N. S. Pesquisa participativa com mulheres assentadas : possibilidades a partir da educação popular em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 55–71, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44980. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais