Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias

Autores

  • Flávia Gabriella Franco Mariano Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art09

Palavras-chave:

Educação Popular, TIC, EaD

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Gabriella Franco Mariano, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa Política, Cultura, Trabalho e Movimentos Sociais. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Graduanda em Direito pela Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

FRANCO MARIANO, F. G. Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 124–132, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124. Acesso em: 4 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais