CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n12014-art03Palavras-chave:
Educação Popular, MST, ANPEDResumo
O presente texto analisa a produção acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em relação à concepção de educação presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desenvolveu-se uma pesquisa documental, na qual foram avaliados materiais do sítio do Movimento, o Dossiê MST Escola e a pesquisa de cinco Grupos de Trabalho (GT) da ANPED de 2000-2010, envolvendo uma análise de 923 trabalhos, dos quais 17 foram selecionados, com base nos resumos dos artigos que tratavam da temática educação no MST. A concepção de educação popular do movimento sustenta-se no referencial freireano e na diferença de classes como fator de exclusão dos sujeitos das classes populares. Os artigos desvelaram o processo dialético na relação intrínseca entre a concepção de mundo, homem e educação. Os princípios filosóficos e pedagógicos estiveram presentes naqueles que consideraram a educação como um terreno de lutas para a transformação social. Identificamos, ainda, propostas pautadas no humanismo e no socialismo, em que estão valorizados o coletivo, a partilha e a justiça social. Todas as publicações, por fim, apontaram para conceitos-chave das relações estabelecidas, como a dialogicidade, a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva, a gestão compartilhada, o processo de formação ético-política e a reflexão-ação crítica para a transformação social.Downloads
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