Aristóteles: educação moral e a formação do caráter

Autores

  • Rosane Viola Siquieroli Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v3n5a2018-45956

Resumo

Aristóteles: educação moral e a formação do caráter

Resumo: O presente artigo se propõe a apresentar uma visão a respeito das noções aristotélicas sobre a aquisição das virtudes morais e ainda estabelecer uma relação com a educação do caráter. Aristóteles atribui à habituação o papel de cultivar na alma humana a motivação para a ação correta. Num primeiro momento será discutido o papel das virtudes e em seguida será feita uma exposição sobre o método aristotélico de aquisição da virtude moral; tendo como resultado a criação e o desenvolvimento da virtude do caráter. 

Palavras-chave: Virtude de caráter, Aristóteles, Educação moral

Aristotle: moral education and character formation

Abstract: This article proposes to present a vision about the Aristotelian notions about the acquisition of the moral virtues and also to establish a relation with the education of the character. Aristotle attributes to habituation the role of cultivating in the human soul the motivation for right action. In a first moment the role of the virtues will be discussed and then an exposition will be made on the Aristotelian method of acquisition of the moral virtue and as a consequence the creation and the development of the virtue of the character and the virtuous agent.

Keywords: virtue of character, Aristotle, moral education

Data de registro: 12/11/2018

Data de aceite: 13/02/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGIONI, Lucas. Aristóteles Ética a Nicômaco Livro VI. Dissertatio. Pelotas, V.34, pp. 285-300, 2011. https://doi.org/10.15210/dissertatio.v34i0.8705

BURNYEAT, M.F. Explorations in ancient and modern philosophy volume II. First Ed. New York: Cambridge University Press, 2012. https://doi.org/10.1017/CBO9780511974052

DEVETTERE, R. J. Introduction to Virtue Ethics. Insights of the Ancient Greeks. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 2002.

HOURDAKIS, Antoine. Aristóteles e a Educação. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

INWOOD, B. & WOOLF, R. Aristotle. Eudemian Ethics. New York: Cambridge University Press, 2013. https://doi.org/10.1017/CBO9781139043281

KRISTJÁNSSON, K. Aristotle, emotions and education. England: Ashgate Publishing Limited, 2007.

LORENZ, H. Virtue of Character in Aristotle’s Nicomachean Ethics. Oxford Studies in Ancient Philosophy, Vol. XXXVII, 2009.

MCLAUGHLIN, T.H. & HALSTEAD, J.M. Education in character and virtue. In Education in morality. New York: Routledge, 2005.

MCLEISH, K. Aristóteles: A poética de Aristóteles. Trad. de Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 2000.

MEYER, Susan Sauvé. Ancient ethics: a critical introduction. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2008.

MOSS, Jessica. “Virtue Makes the Goal Right”: Virtue and Phronesis in Aristotle’s Ethics. Phronesis. NY: V.56, 2011. https://doi.org/10.1163/156852811X575907

MOSS, Jessica. Aristotle on the Apparent Good Perception, Phantasia, Thought, and Desire. UK: Oxford University Press, 2012. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199656349.001.0001

REEVE, C.D.C. Aristotle. Politics. Indianápolis: Hackett Publishing Company, 1998.

ROSS & BROWN. Aristotle. [Nicomachean Ethics. English] The Nicomachean Ethics/Aristotle; translated by David Ross; revised with an introduction and notes by Lesley Brown. Oxford University Press Inc., New York, 2009.

ROSS, D. The works of Aristotle. Oxford: Oxford University Press, 1915.

Downloads

Publicado

2019-03-04

Como Citar

SIQUIEROLI, R. V. Aristóteles: educação moral e a formação do caráter. REVISTA PRIMORDIUM, Uberlândia, v. 3, n. 5, 2019. DOI: 10.14393/REPRIM-v3n5a2018-45956. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/45956. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos