O conceito de violência e a relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes de diferentes contextos

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Tamiris Alves Monteiro
Maria Thereza Costa Coelho de Souza

Resumo

O artigo apresenta parte de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre violência, inseridos em diferentes contextos; fundamentado na teoria piagetiana e nas pesquisas referentes à construção do conhecimento social. Participaram da pesquisa 40 sujeitos entre 6 e 18 anos de idade. Apresentam-se os dados obtidos a partir do primeiro bloco de análise (definição de violência) a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa - entrevista clínica. Os resultados indicam que grande parte dos sujeitos da amostra não consegue retratar o fenômeno da violência em sua complexidade. Há uma tendência a associá-la somente à aspectos mais visíveis e concretos das situações ou conflitos retratados, concentrando-se no nível mais elementar de compreensão da realidade social.


 

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Como Citar
Monteiro, T. A., & de Souza, M. T. C. C. (2018). O conceito de violência e a relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes de diferentes contextos . Ensino Em Re-Vista, 25(1), 159–183. https://doi.org/10.14393/ER-v25n1a2018-07
Seção
Dossiê O conhecimento social na perspectiva piagetiana

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