Pesquisas sobre a construção do conhecimento social no contexto brasileiro: estado da arte 2005-2017
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto oferece uma ampla revisão das pesquisas realizadas no contexto brasileiro, referentes à construção do conhecimento social na perspectiva piagetiana. As bases de dados consultadas foram Scielo, Portal de Periódicos e Banco de Teses da CAPES e Bibliotecas Digitais das instituições referenciadas neste último, mediante a utilização dos seguintes termos, em busca avançada: conhecimento social, Jean Piaget, epistemologia genética, crenças, noções sociais, Juan Delval e interação social. Foram encontradas 74 referências, entre 2005 e 2017, analisadas sob os seguintes aspectos: veículo de publicação, autores mais produtivos, autores mais citados, instituições de origem das pesquisas, faixa etária dos participantes, delineamentos metodológicos utilizados e as temáticas abordadas nos estudos. Conclui-se, entre outros, a respeito da relevância desses trabalhos e da atualidade da obra piagetiana, referencial teórico que sustenta esse tipo de compreensão sobre a apropriação do mundo social.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALMEIDA, E. A. Intervenção pedagógica e construção de noções étnicas por meio da pesquisa escolar: um estudo piagetiano. 2015. 280f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília,2015.
ALMEIDA, E. A. F.; SARAVALI, E. G.Construção de concepções étnicos-raciais africanas em sala de aula. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPED, 2015.
ALVARADO, R. U. Elitismo na literatura sobre a produtividade dos autores. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 2, p. 69-79, maio/ago. 2009. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1246/1424>. Acesso em: 14 dez. 2017.
ARAÚJO, R. M. B. O desenvolvimento do pensamento econômico em crianças: avaliação e intervenção em classes de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2007.
ARAÚJO, A. S.; GOMES, L. R. A noção de mobilidade social em adolescentes. Educar em Revista, Curitiba, v.26, n.38, set./dez., 2010, p. 193-204. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12360>. Acesso em: 10 jul. 2017.
COOPER, I. S. Cartão de crédito: salvação ou perdição? Representações de adultos jovens sobre instituições financeiras e utilização de cartão de crédito. 2012. 268f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
COSTA, B. de A.Com a voz as crianças: um estudo sobre as representações de escola na educação infantil. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Faculdade de Economia, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
COSTA, R. R. S. O mundo econômico em questão: como crianças e adolescentes escolarizados entendem o lucro? 2009. 303 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
DELVAL, J. Aspectos de la construcción del conocimiento sobre la sociedad. Educar em revista. Curitiba: Editora da UFPR, n. 30, p.45-64, 2007.
______. El aprendizaje y la enseñanza de las ciencias experimentales y sociales. México: Siglo XXI Editores, 2013a.
______. Descubrir el pensamiento de los niños. México: Siglo XXI Editores, 2013b.
______. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
______. La representación infantildel mundo social.In: TURIEL, E., ENESCO, I. y LINAZA, J. (comps.). El mundo social enla mente del niño. Madrid: Alianza, 1989.
______.; DEL BARRIO, C. Las ideas de los niños acerca de la guerra y la paz.MARTÍN, F.; BURILLO, F. (coord.).La guerra:realidad y alternativas. Madrid: Editorial Complutense, 1992. p.165-175.
______.; VILA, I. Los niños y Dios:ideas infantiles sobre la divinidad, los orígenes y la muerte. México: Siglo Venitiuno Editores, 2008.
______.; DELVAL, J. Concepciones evolutivas acercade la fabricación del dinero. Los niveles de comprensión. Investigación en la Escuela, v. 1, n. 48, p.39-54. 2002a.
______.; ______. Concepciones evolutivas acerca dela fabricación del dinero. Los tipos de respuestas. Investigación en la Escuela, v. 1, n. 48, p.55-70. 2002b.
ENESCO; I., DELVAL, J.; LINAZA, J. Conocimiento social y no social. In: TURIEL, E., ENESCO, I.; LINAZA, J. El mundo social em la mente infantil. Madrid: Alianza Editorial, 1989.
FERREIRA, L. M. Concepção de crianças de 4 a 6 anos sobre o consumo de água: uma abordagem baseada no método clínico.2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Economia doméstica) - Faculdade de Economia, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.
FREIRE, J. F. de C. Direito de expressão, protesto e greve: noções sociais construídas por alunos de diferentes níveis de escolaridade e os processos de generalização. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
GARCIA, M. A.; SARAVALI, E. G. Aprender e não aprender por quem não aprende: um estudo evolutivo psicogenético. Linha Mestra, Campinas, n. 24, jan./jul. 2014, p. 1114-1119. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/115372/ISSN19809026-2014-24-1114-1119.pdf; sequence=1>. Acesso em: 09 fev. 2017.
GRANJA, M. C. L.O mundo econômico da criança: uma investigação psicológica sobre o dinheiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
GODOY, E. A. de. A representação étnica por crianças pré-escolares: um estudo de caso a luz da teoria piagetiana. 1996.Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1996.
GUIMARÃES, T. A sala de aula sob o olhar piagetiano:intervenção pedagógica e construção do conhecimento social. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.
______.Intervenção pedagógica e noções sobre o meio ambiente: a construção do conhecimento social à luz da epistemologia genética. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012.
______.;SARAVALI, E. G.O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças. Educar em Revista(Impresso), p. 141-158, 2011.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MANO, A. M. P. Ideias de estudantes sobre a origem da Terra e da vida e suas relações com o desenvolvimento cognitivo:um estudo psicogenético. 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Ciências e Filosofia, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
______.; GUIMARÃES, T.;SARAVALI, E. G. Estado da arte (2009-2013) de teses e dissertações sobre o conhecimento social no âmbito brasileiro.In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E PSICOLOGIA GENÉTICAS, 3., 2013, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2013.
______.; ______. A construção da noção de origem da vida na terra sob o enfoque psicogenético. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais...Campinas: Junqueira & Marin Editores, 2012.
______.;______.G.As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenético. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 23, p. 759-779, 2014.
MELLO, J. de A. S. Conhecendo as idéias das crianças sobre produção e destinação do lixo doméstico e escolar.2008. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: <http://mestrado.mouralacerda.edu.br/arquivos/dissertacoes/dissertacao_51.pdf>. Acesso em 7 mai. 2013.
MONTEIRO, T. A. A construção da noção de violência em crianças e adolescentes inseridos em diferentes contextos. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.
______.; SARAVALI, E. G. Psicogênese da noção de violência: um estudo evolutivo a partir da perspectiva piagetiana. Educação: Revista do Centro de Educação da UFSM, v. 36, n. 12, maio/ago., 2011, p. 279-296. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2361>. Acesso em: 18 jan. 2018.
OLIVEIRA, R. M. Sentidos e significações das festas escolares: implicações para a construção do conhecimento social e da noção de cidadania. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2010.
OTHMAN, Z. A. Compreensão da noção de lucro em crianças e adolescentes vendedores e não vendedores de rua de Curitiba. 2006. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná,Curitiba, 2006.
PERALTA, T. P. A relação entre escola e trabalho: noções sociais e processos de generalização na perspectiva de crianças e adolescentes. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
PERALTA, T.; OLIVEIRA, F.N. A relação entre escola e trabalho: a realidade social na perspectiva de crianças. Educação em Questão, UFRN, Natal, v. 55, n. 45, p. 200-226, jul./set. 2017.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1998.
______. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1979.
______.O raciocínio na criança. Rio de Janeiro: Record, 1967.
PIECZARKA, T. Concepções de desigualdade social e mobilidade socioeconômica de adolescentes de escola pública de Curitiba. 2009. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
PIRES, L.; ASSIS, O. Z. M. As representações das crianças sobre a noção de lucro: a construção do conhecimento social numa perspectiva construtivista. In: Encontro Nacional de Professores do Proepre, 22., 2005, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP/FE/LPG, 2005. p. 471.
PRICE, J. D. de S. Litle science, big science. New York: Columbia University Press, 1963.
RAVAGNANI, M. C. A. N.Autoridade autoritarismo e autonomia docente: representações de professores e alunos.2006. 257f. Tese(Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista,Araraquara,2009.
ROCHA, M.Estudo da representação sobre os recursos monetários e a sua relação com o consumo por crianças e adolescentes, em uma perspectiva piagetiana, 2009. 267f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Universidade Federal de Viçosa. 2009.
______. et al.As representações de crianças e adolescentes sobre a inter-relação entre os recursos monetários e o consumo numa perspectiva. Revista Brasileira de Economia Doméstica, Viçosa,v.23, n. 2, 2012, p. 142-162. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/118/129>. Acesso em: 10 set. 2017.
SARAVALI, E. G. Trabalhando os direitos das crianças numa sala de educação infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambú.Anais... Caxambú: ANPED, 2005. p.1-25.
______.; GUIMARÃES,T. Ambientes educativos e conhecimento social: um estudo sobre as representações de escola. Educação em revista, Belo Horizonte, v.26, n.1, 2010.
______.; ______.; GUIMARÃES, K. P.; MELCHIORI, A. P. Crenças envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n.3, p. 143-176, 2013. Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v29n03/v29n03a07.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2014.
______.; MANO, A. de M.; GUIMARÃES, T. As relações entre a construção do conhecimento social e lógico-matemático: o que dizem as pesquisas brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 17., 2015, Fortaleza. Anais... Fortaleza: EdUCE, 2015.
SOARES, O. M. A. A representação de crianças e adolescentes sobre a inclusão escolar. 2012. 171f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Universidade Federal de Viçosa. 2012.
SOUZA, E.;SARAVALI, E.G. As relações entre o raciocínio lógico-matemático e a construção do conhecimento social: um estudo evolutivo. Cadernos de Educação, Pelotas, n.53, p.101-122, 2016.
SILVA, M. O. da. Representações de crianças e adolescentes sobre trabalho numa perspectiva piagetiana. 2009. 283f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.
SILVA, C. F. da.A construção da noção de direito em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental: uma pesquisa-ação na perspectiva piagetiana.2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.
TORTELLA, J.C.B. Amizade no contexto escolar. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1996.