CONTRADIÇÕES E DESAFIOS PARA A PROTEÇÃO DE MANANCIAIS H͍DRICOS EM MINAS GERAIS - OS CASOS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO ESPECIAL DE VARGEM DAS FLORES E SERRA AZUL - REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Antônio Pereira Magalhães Junior UFMG - Professor Titular
  • Guilherme Eduardo Macedo Cota Graduando em geografia - UFMG
  • Rodrigo Silva Lemos Doutorando em geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG176007

Palavras-chave:

Gestão de Recursos Hídricos, Abastecimento de Água, Planejamento Territorial.

Resumo

Por meio de investigação dos processos históricos de implantação das áreas de Proteção Especial (APEs) do manancial do Serra Azul e do manancial Vargem das Flores, situados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o presente estudo discute as contradições e paradoxos conceituais, legais e operacionais desta categoria de áreas de proteção ambiental em Minas Gerais. O trabalho busca enfatizar a complexidade que estes desafios tem gerado para a efetividade das APEs na proteção de mananciais de abastecimento público de água. A metodologia utiliza de uma análise multitemporal do uso do solo nas duas bacias hidrográficas estudadas, além de fundamentação por revisão legal e normativa relacionada à proteção de mananciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Pereira Magalhães Junior, UFMG - Professor Titular

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003), com estágio em Politiques et Gestion de LEnvironnement - Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (2001). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1995 atuando principalmente nas áreas relacionadas aos estudos de recursos hídricos e geomorfologia fluvial.

Guilherme Eduardo Macedo Cota, Graduando em geografia - UFMG

Graduando em geografia, trabalha os temas de gestão de recursos hídricos e geomorfologia fluvial

Rodrigo Silva Lemos, Doutorando em geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais.

Geógrafo, especialista em direito ambiental, mestre em análise ambiental, doutorando em geografia e análise ambiental

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

MAGALHÃES JUNIOR, A. P.; COTA, G. E. M.; LEMOS, R. S. CONTRADIÇÕES E DESAFIOS PARA A PROTEÇÃO DE MANANCIAIS H͍DRICOS EM MINAS GERAIS - OS CASOS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO ESPECIAL DE VARGEM DAS FLORES E SERRA AZUL - REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 60, p. 89–104, 2016. DOI: 10.14393/RCG176007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/33960. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos