REFLEXÕES SOBRE TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165630493Palavras-chave:
Meio Ambiente, Planejamento Ambiental, Gestão Ambiental.Resumo
O objetivo desse trabalho é avaliar o nível de percepção e envolvimento da população do Município de Uberlândia (MG) com as questões ambientais. O estudo foi desenvolvido seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa. Foram entrevistadas 200 pessoas com características variadas em relação a idade, nível socioeconômico, escolaridade, faixa etária e ocupação profissional. O referencial teórico e os resultados da pesquisa de campo indicam a existência de uma lacuna entre discurso e as ações desenvolvidas pela população. As instituições do Município falham no processo de informar e orientar ambientalmente à população. A maioria dos entrevistados não conhecem os órgãos públicos, Organizações Não Governamentais e empresas sediadas no Município que desenvolvem ações de preservação ambiental. Essa conjuntura cria um ambiente pouco produtivo para a disseminação de ações práticas voltadas para a preservação ambiental. O conhecimento da percepção ambiental da população permite aos atores sociais, responsáveis pela implementação de Políticas Públicas, planejarem e desenvolverem ações direcionadas ao atendimento das demandas locais. Os resultados desta pesquisa podem subsidiar a elaboração de programas que levem em consideração a necessária articulação entre Gestão e Educação Ambiental.
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