REFLEXÕES SOBRE TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG)

Autores

  • Mauro das Graças Mendonça
  • Marlene Teresinha de Muno Colesanti Profa Dra Instituto de Geografia, UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165630493

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Planejamento Ambiental, Gestão Ambiental.

Resumo

O objetivo desse trabalho é avaliar o nível de percepção e envolvimento da população do Município de Uberlândia (MG) com as questões ambientais. O estudo foi desenvolvido seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa. Foram entrevistadas 200 pessoas com características variadas em relação a idade, nível socioeconômico, escolaridade, faixa etária e ocupação profissional. O referencial teórico e os resultados da pesquisa de campo indicam a existência de uma lacuna entre discurso e as ações desenvolvidas pela população. As instituições do Município falham no processo de informar e orientar ambientalmente à população. A maioria dos entrevistados não conhecem os órgãos públicos, Organizações Não Governamentais e empresas sediadas no Município que desenvolvem ações de preservação ambiental. Essa conjuntura cria um ambiente pouco produtivo para a disseminação de ações práticas voltadas para a preservação ambiental. O conhecimento da percepção ambiental da população permite aos atores sociais, responsáveis pela implementação de Políticas Públicas, planejarem e desenvolverem ações direcionadas ao atendimento das demandas locais. Os resultados desta pesquisa podem subsidiar a elaboração de programas que levem em consideração a necessária articulação entre Gestão e Educação Ambiental.

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

MENDONÇA, M. das G.; COLESANTI, M. T. de M. REFLEXÕES SOBRE TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 56, p. 185–206, 2015. DOI: 10.14393/RCG165630493. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30493. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos