MAPEAMENTO HIDROGRÁFICO DE DETALHE E ANÁLISE MORFOMÉTRICA COMPARATIVA DAS BACIAS DOS RIOS TIJUÍPE E TIJUIPINHO, LITORAL SUL DA BAHIA

Autores

  • Pedro Enrico Salamim Fonseca Spanghero Universidade Estadual de Santa Cruz - BA
  • Paulo Fernando Meliani Universidade Estadual de Santa Cruz - BA
  • Júlio Santos Mendes Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165327861

Palavras-chave:

Hidrografia, Morfometria, Base cartográfica.

Resumo

Este artigo teve como objetivo elaborar um mapeamento hidrográfico de detalhe e análise morfométrica comparativa das bacias dos rios Tijuípe e Tijuipinho, situadas no litoral sul da Bahia. Para tal, foram realizadas análises por meio de fotointerpretação, sensoriamento remoto e pesquisas de campo, nos quais restituímos as redes hidrográficas e delineamos os divisores de água das bacias, processando estas informações em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), que utilizamos na edição dos mapas e na leitura digital dos dados lineares, de superfície e altimétricos. No geral, constatou-se que a área da bacia do Tijuípe é de 74,66 km2, enquanto que a área do Tijuipinho é de 41,27 km2 e possuem densidade de drenagem de 3,74 km de canais/ km² para a bacia do Tijuípe e 2,67 km de canais/ km² para a bacia do Tijuipinho. Constatou-se que as bacias estudadas possuem formas relativamente alongadas, influenciadas pelos lineamentos estruturais da região que determinaram a formação de dois vales paralelos, o do Tijuípe e do Tijuipinho, na direção SO-NE. Conclui-se que a abordagem apresentada tenha o potencial de orientar a demarcação de importantes mananciais e de áreas de recarga dos aquíferos, bem como a delimitação de áreas sujeitas a desequilíbrios morfodinâmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Enrico Salamim Fonseca Spanghero, Universidade Estadual de Santa Cruz - BA

Graduando em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Paulo Fernando Meliani, Universidade Estadual de Santa Cruz - BA

Geógrafo, Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2011) com Estágio de Doutorado na Universidade de Veneza (UNIVE, 2009-2010). Licenciado (2000), Bacharel (2001) e Mestre (2003) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor-Pesquisador da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia, desde 2004. Experiência em Geomorfologia, Geografia do Turismo e Geografia do Trabalho. Coordenador de projetos de pesquisa acadêmica em Geomorfologia Ambiental e Geografia de Redes de Internet.

Júlio Santos Mendes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Licenciatura em Geografia no ano de 2014 pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

24-03-2015

Como Citar

SPANGHERO, P. E. S. F.; MELIANI, P. F.; MENDES, J. S. MAPEAMENTO HIDROGRÁFICO DE DETALHE E ANÁLISE MORFOMÉTRICA COMPARATIVA DAS BACIAS DOS RIOS TIJUÍPE E TIJUIPINHO, LITORAL SUL DA BAHIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 53, p. 101–117, 2015. DOI: 10.14393/RCG165327861. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27861. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos