EVOLUÇÃO TEMPORAL DO USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE BOM RETIRO DO SUL - RS - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144721973Palavras-chave:
Sensoriamento Remoto, análise temporal, dinâmica da paisagem.Resumo
Com a utilização de imagens de satélite de uma mesma região da Terra, espaçadas no tempo, e das ferramentas computacionais presentes nos sistemas de informação geográficos (SIGs) há a possibilidade que sejam elaboradas comparações, utilizando a dimensão temporal como uma qualidade dos dados adquiridos nos distintos instantes. Esta função do sensoriamento remoto, destinada à análise dos fenômenos temporais, cíclicos ou não, é conhecida por Detecção de Mudanças no Uso e Cobertura da Terra ou ainda Avaliação Temporal. O presente estudo objetivou realizar a análise temporal e espacial da paisagem do município de Bom Retiro do Sul, localizado no nordeste do estado do Rio Grande do Sul. A análise temporal foi realizada a partir de imagens do satélite Landsat 5, dos anos de 1989, 1995, 1999, 2005 e 2011. Os resultados apontaram que as florestas estão aumentando e as áreas de uso agropecuário estão diminuindo no município em estudo. No período analisado, as florestas nativas aumentaram 55%, as florestas industriais aumentaram 106%, as áreas de uso agropecuário tiveram redução de 21,26% e a área urbanizada aumentou 132,57 %.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Rafael Rodrigo Eckhardt, Carlos Alexandre da Silveira, Claudete Rempel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.