Utilização do Sig na Delimitação das áreas de Preservação Permanente (APP's) na Bacia do Rio Sagrado (Morretes/PR) / Use of Gis in the Delimitation of Mandatory Preservation Areas in the Hydrographic Basin of Sagrado River (Morretes/PR)
PDF

Como Citar

NOWATZKI, A.; SANTOS, L. J. C.; PAULA, E. V. de. Utilização do Sig na Delimitação das áreas de Preservação Permanente (APP’s) na Bacia do Rio Sagrado (Morretes/PR) / Use of Gis in the Delimitation of Mandatory Preservation Areas in the Hydrographic Basin of Sagrado River (Morretes/PR). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9847. Acesso em: 27 maio. 2022.

Resumo

O presente trabalho se enquadra no Programa CAD (Contaminantes, Assoreamento e Dragagem) no Estuário de Paranaguá/PR, tendo por objetivo a utilização do SIG (Sistema de Informações Geográficas) para a delimitação das �?reas de Preservação Permanente (APP's), na bacia hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes/PR). Como etapa preliminar efetuou-se o estudo da legislação brasileira vigente (Código Florestal e resoluções CONAMA) no que se refere à delimitação das APP's. Em seguida, por meio do software ArcGIS 9.2, foram delimitadas as seguintes categorias de APP: 1) nascentes, 2) mata ciliar, 3) entorno de reservatórios, 4) topo de morros/montanhas, 5) linhas de cumeada, 6) encostas acima de 45 graus de declividade e 7) mangues. A utilização SIG mostrou-se uma eficiente ferramenta para delimitação das �?reas de Preservação Permanente, a partir dos resultados verificou-se a existência de dois grupos de APP's: o primeiro representado pelo conjunto das categorias 1,2 e 3, com 51,1% do total mapeado, e um segundo representados pelo conjunto das categorias 4, 5,6 e 7, com 48,07% do total das APP's da bacia. A APP de Mata Ciliar possui a maior representatividade com 28,9km2 tendo como principal funcionalidade ambiental a preservação dos recursos hídricos.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...