A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

MOREIRA, S. A. G.; MARÇAL, M. da P. V.; ULHÔA, L. M. A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 34, 2006. DOI: 10.14393/SN-v18-2006-9217. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217. Acesso em: 14 jul. 2024.

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir sobre a Didática da Geografia escolar, analisando a necessidade da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o "conhecimento geográfico científicoâ€? e o "conhecimento geográfico escolarâ€?, propostos e formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.
https://doi.org/10.14393/SN-v18-2006-9217
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Suely Aparecida Gomes Moreira, Maria da Penha Vieira Marçal, Leonardo Moreira Ulhôa

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...