A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
PDF (Portuguese)

How to Cite

MOREIRA, Suely Aparecida Gomes; MARÇAL, Maria da Penha Vieira; ULHÔA, Leonardo Moreira. A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 34, 2006. DOI: 10.14393/SN-v18-2006-9217. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217. Acesso em: 26 apr. 2025.

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir sobre a Didática da Geografia escolar, analisando a necessidade da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o "conhecimento geográfico científicoâ€? e o "conhecimento geográfico escolarâ€?, propostos e formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.
PDF (Portuguese)
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Suely Aparecida Gomes Moreira, Maria da Penha Vieira Marçal, Leonardo Moreira Ulhôa

Downloads

Download data is not yet available.