A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
PDF

Como Citar

MOREIRA, S. A. G.; MARÇAL, M. da P. V.; ULHÔA, L. M. A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 34, 2006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217. Acesso em: 7 ago. 2022.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a Didática da Geografia escolar, analisando a necessidade da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o "conhecimento geográfico científicoâ€? e o "conhecimento geográfico escolarâ€?, propostos e formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...