Dinâmica das Rodovias: O Papel do Tráfego nos Índices de Atropelamentos de Fauna
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Palavras-chave

Colisão entre Animais e Veículos
Mitigação de Impactos
Sinalização Vertical
Avaliação de Eficácia
Unidades de Conservação

Como Citar

RIBEIRO, T. R. S.; LARANJA, R. E. de P.; BARBIERI, C. B. Dinâmica das Rodovias: O Papel do Tráfego nos Índices de Atropelamentos de Fauna. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 34, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/SN-v34-2022-63884. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/63884. Acesso em: 22 maio. 2022.

Resumo

O presente estudo buscou compreender os efeitos da velocidade e do tráfego de veículos na fauna atropelada em rodovias próximas a Unidades de Conservação (UC) do DF. Dados de atropelamentos em três segmentos rodoviários foram sobrepostos às informações sobre o volume de tráfego, registros de infrações e sinalização vertical. Os resultados evidenciam uma correlação positiva fraca entre atropelamentos e o volume de tráfego anual (ρ = 0,470; p < 0,05). Não foram encontradas significâncias estatísticas nos índices de correlação entre atropelamentos e infrações de excesso de velocidade e não há evidências de que a inserção da sinalização vertical (SV) surtiu efeito sobre os registros de atropelamentos a 200m (V=387; p > 0,3) ou a 500m (V=437.5; p > 0,5) da SV. A análise dos dados evidencia uma possível seleção da fauna habituada ao ambiente rodoviário nas CAV e a consequente intensificação do efeito de borda, da fragmentação e do isolamento de espécies nas UC adjacentes. Propõe-se: novos estudos que avaliem a inserção de estruturas capazes de reconectar as áreas afetadas; a continuidade de projetos de monitoramento; e, a melhoria no acesso aos dados de infrações de trânsito.

https://doi.org/10.14393/SN-v34-2022-63884
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Copyright (c) 2021 Tatiana Rolim Soares Ribeiro, Ruth Elias de Paula Laranja, Camila Barreiros Barbieri

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