Biodiversidade, Sociedades e Estados: lições de cooperação em áreas protegidas transfronteiriças
PDF-pt
PDF-en (English)

Palavras-chave

Estados Nacionais
Conservação da Natureza
Patrimônio

Como Citar

KROPF, M. S.; FERRO, S. L.; OLIVEIRA, R. R. Biodiversidade, Sociedades e Estados: lições de cooperação em áreas protegidas transfronteiriças. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-45639. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/45639. Acesso em: 23 maio. 2022.

Resumo

áreas protegidas fronteiriças são importantes políticas de conservação da natureza, sendo emblemáticas das relações sociedade e natureza. Essas áreas possibilitam processos cooperativos e de integração política, social e cultural do território. A Europa é pioneira na criação, gestão integrada e certificação de áreas protegidas fronteiriças. Tendo em vista a possibilidade de uso desses instrumentos em casos brasileiros de gestão compartilhada com países limítrofes, foram visitadas seis áreas e realizadas entrevistas aos gestores. A pesquisa é qualitativa, seguindo metodologia de análise de conteúdo das falas. As áreas visitadas demonstram a valorização da cultura regional e local. O discurso dos gestores evidenciou elementos práticos da cooperação transfronteiriça, tais como objetivos, benefícios, e dificuldades. As principais recomendações para implantação de melhores níveis de cooperação foram a motivação constante e entendimento mútuo entre os envolvidos. A pesquisa destaca a importância social do patrimônio natural da conservação presente e futura dos atributos culturais e ecológicos.

https://doi.org/10.14393/SN-v31-2019-45639
PDF-pt
PDF-en (English)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...