Fatos e memórias de uma paisagem ucraniana
PDF-pt
PDF-en (English)

Palavras-chave

Migração
Ucranianos
Paisagem

Como Citar

MAGEROSKI, S. F.; BRUMES, K. R. Fatos e memórias de uma paisagem ucraniana. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-44055. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/44055. Acesso em: 26 maio. 2022.

Resumo

A paisagem de Prudentópolis-PR tomou características peculiares a partir da chegada de imigrantes ucranianos no final do século XIX e início do XX. Estes sujeitos têm contribuído para uma transformação dinâmica da paisagem local, e os atributos culturais impressos na paisagem fazem Prudentópolis ser conhecido como “a Ucrânia Brasileira”. Neste sentido, o presente artigo exibe a paisagem por meio de notícias contidas em um Jornal.  O Jornal Prácia, presente na comunidade ucraniana desde o ano de 1912, é um instrumento relevante para a compreensão desses sujeitos em seu novo território. Neste artigo, damos ênfase para a materialidade da cultura, ou seja, para os elementos visíveis na paisagem, visto que eles são muitos, materiais e imateriais.

https://doi.org/10.14393/SN-v31-2019-44055
PDF-pt
PDF-en (English)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...