Indústria moveleira e dinâmica demográfica de Ubá, Minas Gerais
PDF-pt
PDF-en (English)

Palavras-chave

Atividades Econômicas
Evolução Demográfica
Microrregião de Ubá
Migração
Móveis

Como Citar

JUSTE DOS SANTOS, V.; DE OLIVEIRA MACHADO, P. J. Indústria moveleira e dinâmica demográfica de Ubá, Minas Gerais. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-41013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/41013. Acesso em: 7 ago. 2022.

Resumo

O presente artigo apresenta alguns resultados das pesquisas realizadas para a elaboração da dissertação de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGEO-UFJF). O estudo buscou relacionar a influência das principais atividades econômicas desenvolvidas no município de Ubá/MG com sua dinâmica demográfica, desde a segunda metade do século XIX até as primeiras décadas do século XXI, destacando-se o papel desempenhado pela indústria moveleira. Também objetiva mostrar as consequências do crescimento da população urbana na paisagem da cidade, transformada ao longo do século XX e início do XXI. A substituição da prática da agricultura de subsistência pelas produções de café, e posteriormente o fumo foram de grande importância para o desenvolvimento municipal. No entanto, a indústria de móveis se tornou, e continua sendo, a atividade mais significativa do município, tanto em termos econômicos, quanto demográficos. Também teve grande impacto na modificação da paisagem urbana na segunda metade do século XX e início do XXI. É de suma importância conhecer a dinâmica das atividades econômicas de um município e a influência das mesmas na dinâmica populacional, para entender certos problemas ambientais que este município passa, que foi a principal preocupação dessa pesquisa.

https://doi.org/10.14393/SN-v31-2019-41013
PDF-pt
PDF-en (English)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...