O estudo da ilha de calor em cidade de pequeno porte: algumas contribuições
PDF

Palavras-chave

clima urbano
diferenças térmicas
ilhas de calor
Rancharia-SP

Como Citar

TEIXEIRA, D. C. F.; AMORIM, M. C. de C. T. O estudo da ilha de calor em cidade de pequeno porte: algumas contribuições. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 186–209, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n2-2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/40997. Acesso em: 15 ago. 2022.

Resumo

O presente artigo analisa o fenômeno da Ilha de Calor Urbana, em Rancharia, cidade de pequeno porte localizada no oeste paulista, em episódio de verão. A coleta dos dados ocorreu por meio da instalação de registradores de temperatura em miniabrigos meteorológicos de madeira, distribuídos em 8 pontos representativos da área intraurbana, do rural próximo e do entorno do Balneário Municipal. Os resultados, exibidos na forma de painéis espaçotemporais mostram a distribuição das diferenças térmicas e a intensidade da ilha de calor no tempo (mês de janeiro) e no espaço (locais dos pontos fixos) e possibilitam uma análise integrada do clima no espaço geográfico. Os resultados indicaram a existência de um clima urbano específico associado ao uso e à  ocupação do solo urbano sendo possível diagnosticar ilhas de calor de intensidade moderada a forte.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n2-2018-9
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...