Efeito do sombreamento arbóreo na temperatura superficial e no fluxo de energia em diferentes coberturas urbanas em Cuiabá-MT
PDF

Palavras-chave

Arborização
temperatura e umidade relativa do ar
revestimento do solo

Como Citar

RIBEIRO, K. F. A.; VALIN JR, M. D. O.; CHEGURY, J. Q. B. de M.; SANTOS, F. M. de M.; RODRIGUES, T. R.; CURADO, L. F. A.; NOGUEIRA, J. de S. Efeito do sombreamento arbóreo na temperatura superficial e no fluxo de energia em diferentes coberturas urbanas em Cuiabá-MT. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 183–204, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n1-2018-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/38160. Acesso em: 16 ago. 2022.

Resumo

As ações humanas têm contribuído nas mudanças térmicas nos recintos urbanos em escala microclimática, através de tipos de revestimentos que possuem propriedades de armazenarem e transmitirem energia. Umas das estratégias de melhorar termicamente as cidades é a implantação de arborização. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o efeito do sombreamento arbóreo na temperatura superficial e no fluxo de energia de diferentes superfícies urbanas nos períodos seco e chuvoso na cidade de Cuiabá-MT. Como referencial foi utilizado um local sem arborização com esses mesmos revestimentos. Analisaram-se dados de temperatura superficial, temperatura e umidade relativa do ar, coletados às 08h, 14h e 20h. Foi utilizado a técnica não paramétrica Bootstrap para as comparações das temperaturas superficiais. Os resultados apontam que os cenários arborizados apresentaram um "resfriamento" em relação as superfícies não sombreadas, indicando o papel de relevância do sombreamento arbóreo para a mitigação da elevação da temperatura, principalmente no horário da tarde.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n1-2018-8
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...