Proposta de uso sustentável na bacia hidrográfica do Ribeirão Formiga - Delfinópolis (MG)
PDF

Palavras-chave

Uso Sustentável
Parque Nacional da Serra da Canastra
Ribeirão Formiga
Babilônia.

Como Citar

RODRIGUES, A. S.; COLLARES, A. C. Z. B. Proposta de uso sustentável na bacia hidrográfica do Ribeirão Formiga - Delfinópolis (MG) . Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 337–350, 2017. DOI: 10.14393/SN-v29n2-2017-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/37346. Acesso em: 14 ago. 2022.

Resumo

Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra surgiu com o intuito de preservar as nascentes do Rio São Francisco e as bacias hidrográficas, do Rio Araguari e Rio Paraná, além da proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. O PNSC ainda não foi totalmente regularizado; em seu decreto de aproximadamente 210 mil hectares, apenas 70 mil estão com a situação fundiária regularizada. Essa pesquisa visa avaliar a bacia hidrográfica do Ribeirão Formiga, localizado em uma área do PNSC que não se encontra com a situação fundiária regularizada. Este rio abastece a população do distrito da Babilônia, é fundamental nas atividades agropecuárias e é o receptor do efluente gerado pela população. Foi realizada uma análise ambiental utilizando-se dados do Projeto Grande Minas (Collares, 2013) e dados obtidos em investigações de campo. Os produtos cartográficos gerados com a ferramenta Arcgis. A partir dos dados obtidos na área de estudo e a avaliação da atual situação da bacia hidrográfica, foram sugeridas propostas de uso sustentável da área, visando reduzir e controlar os impactos antrópicos encontrados na unidade ambiental. Concluiu-se nesta pesquisa que a participação da comunidade é imprescindível para que propostas de uso sustentável funcionem e que pesquisas e estudos devem ser incentivados e financiados por órgãos públicos, ONG's e universidades.

https://doi.org/10.14393/SN-v29n2-2017-11
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...