Avaliação da sustentabilidade do processo de dessalinização de água no semiárido potiguar: Estudo da comunidade Caatinga Grande
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade
semiárido
dessalinização
comunidade.

Como Citar

PINHEIRO, L. G.; FERREIRA, D. M.; SILVA, F. L.; MEDEIROS, J. A.; MEDEIROS, L. C.; PEIXE, P. D.; MOREIRA, S. A. Avaliação da sustentabilidade do processo de dessalinização de água no semiárido potiguar: Estudo da comunidade Caatinga Grande. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 132–157, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n1-2018-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/37175. Acesso em: 11 ago. 2022.

Resumo

Embora as águas subterrâneas sejam uma alternativa para o abastecimento humano, muitas vezes apresentam-se impróprias para o consumo devido aos altos índices de sais dissolvidos. Assim, o tratamento de água por osmose reversa surge como alternativa para a obtenção de água potável. O objetivo deste trabalho foi avaliar a sustentabilidade no âmbito ambiental e socioeconômico do processo de dessalinização de água subterrânea na comunidade Caatinga Grande em São José do Seridó/RN. Foram realizadas visitas técnicas à comunidade a fim de levantar dados sobre o sistema, verificar a percepção ambiental dos moradores e realizar coletas das fontes principais de água disponíveis no sistema de tratamento hídrico da comunidade. Por meio dos dados coletados constatou-se que o sistema não é economicamente sustentável, uma vez que possui custos elevados com a manutenção. Observou-se ainda que o sistema é eficiente para retenção dos parâmetros físico-químicos de potabilidade, no entanto os parâmetros microbiológicos indicaram a presença de coliformes, havendo a necessidade de um pós-tratamento. Conclui-se que há a necessidade de pesquisas avançadas para beneficiar a comunidade, além de medidas que diminuam impactos ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n1-2018-6
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...