Organização estrutural da paisagem da Serra da Canastra (MG)
PDF

Palavras-chave

Análise integrada da paisagem
Geossistemas
Seção Regional
Serra da Canastra-MG
Unidade de Conservação

Como Citar

MAURO, M. F.; VALADÃO, R. C. Organização estrutural da paisagem da Serra da Canastra (MG). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 53–79, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n1-2018-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/36659. Acesso em: 22 maio. 2022.

Resumo

A análise integrada da paisagem apresenta-se como instrumento potencial em estudos de planejamento ambiental, dos quais as Unidades de Conservação são um adequado contexto para a sua aplicação. A seleção do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC) como lócus de estudo advém da relevância do seu quadro ambiental em escala regional e nacional e, sobretudo, do predomínio de investigações de temáticas ou recortes espaciais específicos. Nesse sentido, este estudo busca contribuir para a análise do PNSC em toda sua extensão e complexidade, a partir da elaboração de proposta de compartimentação regional que contempla as características e relações que se verificam entre unidades espaciais que guardam notória homogeneidade. O conceito de organização estrutural vertical e horizontal foi utilizado na elaboração de nove unidades de paisagem e de uma seção regional que, em conjunto, permitiram a compreensão e análise das inter-relações entre os elementos nas unidades propostas. As unidades foram divididas nos grupos (i) depressões e (ii) planaltos, devido ao forte condicionamento que a litoestrutura e, por conseguinte, a geomorfologia, exerce na evolução da paisagem da região. Somados à análise do uso do terreno, esses foram os principais elementos que fundamentaram à compartimentação e compreensão da organização estrutural da região.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n1-2018-3
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...