A importância das vantagens locacionais e dos serviços produtivos nas indústrias automotivas asiáticas no estado de São Paulo: o caso de Piracicaba, Indaiatuba e Sumaré
PDF

Palavras-chave

Vantagens Locacionais
Serviços Produtivos
Indústrias Automotivas Asiáticas.

Como Citar

TAKAMI, S. T.; MENDES, A. A importância das vantagens locacionais e dos serviços produtivos nas indústrias automotivas asiáticas no estado de São Paulo: o caso de Piracicaba, Indaiatuba e Sumaré. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 229–242, 2017. DOI: 10.14393/SN-v29n2-2017-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/35647. Acesso em: 6 out. 2022.

Resumo

A atividade industrial, especialmente no setor automotivo, a partir da década de 1970, passou a demandar cada vez mais serviços produtivos desde atividades mais simples, tais como: segurança, limpeza, alimentação, por exemplo, até serviços mais sofisticados (marketing, design, informática, dentre outros). Tais serviços envolvem uma gama de atividades que podem ser intensivas em capitais, tecnologias e mão de obra altamente especializada. A implantação da Hyundai em Piracicaba, em 2012; da Toyota em Indaiatuba em 1998 e da Honda em Sumaré em 1997, revela a importância do interior do estado de São Paulo na atração de indústrias asiáticas. O presente artigo tem por objetivo analisar a importância das vantagens locacionais e serviços produtivos nas indústrias asiáticas nos municípios mencionados que constituem o recorte espacial dessa investigação científica. Além da introdução e das considerações finais, serão abordados os aspectos conceituais e as tipologias dos serviços para a atividade industrial; a importância das vantagens locacionais para as indústrias automotivas asiáticas no estado de São Paulo e a relevância dos serviços produtivos e de outros fatores locacionais para as indústrias automotivas pesquisadas.

https://doi.org/10.14393/SN-v29n2-2017-3
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...