Zoneamento do potencial agrícola dos solos de uma área de cultivo na Zona da Mata de Pernambuco
PDF

Palavras-chave

Avaliação de terras
Planejamento ambiental
Manejo do solo

Como Citar

BARBOSA NETO, M. V.; ARAÚJO, M. do S. B. de; ARAÚJO FILHO, J. C. de. Zoneamento do potencial agrícola dos solos de uma área de cultivo na Zona da Mata de Pernambuco . Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 295–308, 2017. DOI: 10.14393/SN-v29n2-2017-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/30628. Acesso em: 6 jul. 2022.

Resumo

A bacia do rio Natuba é um importante polo de produção de hortaliças para o abastecimento, sobretudo, da zona metropolitana do Recife. O planejamento racional do uso das terras nesta bacia se faz necessário para assegurar a conservação deste recurso. Este trabalho objetivou realizar o zoneamento da aptidão agrícola das terras do médio curso da bacia do rio Natuba - PE, considerando o emprego da média (manejo B) e alta (manejo C) tecnologias. A análise baseou-se nos critérios: deficiência de fertilidade, deficiência de água, excesso de água, suscetibilidade à erosão e impedimentos à mecanização. Os resultados indicaram que as formas de uso conservacionistas, mais recomendados são a pastagem plantada e lavouras, de forma restrita, no manejo B. A possibilidade de utilização do solo no manejo C se restringe à unidade dos Latossolos, posicionada em áreas de topo, e dos Gleissolos no ambiente de várzea. O uso atual praticado na área de estudo, somente, em parte está em conformidade com a aptidão agrícola das terras. Nas encostas íngremes, o uso intensivo com agricultura irrigada, está em desacordo com o potencial de uso agrícola. Técnicas de manejo que visam à utilização do solo de modo conservacionista devem ser implantadas em toda área.

https://doi.org/10.14393/SN-v29n2-2017-8
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...