Espaço, iniquidade e transporte público: avaliação da acessibilidade urbana na cidade de Natal/RN por meio de indicadores de sustentabilidade / Space, iniquity and public transportation: assessment of urban accessibility in the Natal/RN city through .....
PDF

Palavras-chave

Mobilidade Urbana
Acessibilidade Urbana
Reprodução do Espaço
Indicadores de Sustentabilidade
Índice de Mobilidade Urbana.

Como Citar

COSTA, L. P.; MORAIS, I. R. D. Espaço, iniquidade e transporte público: avaliação da acessibilidade urbana na cidade de Natal/RN por meio de indicadores de sustentabilidade / Space, iniquity and public transportation: assessment of urban accessibility in the Natal/RN city through ..... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24047. Acesso em: 7 ago. 2022.

Resumo

Na atualidade, a mobilidade urbana apresenta-se como um dos principais desafios das grandes e médias cidades brasileiras, pois esta já dá sinais de insustentabilidade em relação a muitos dos aspectos que a envolve. Nas cidades brasileiras, onde a concentração de riqueza, terra e poder contrastam com uma distribuição desigual de renda, a reprodução de iniquidades e os problemas cotidianos resultantes da acelerada urbanização acabam afetando a mobilidade e acessibilidade urbanas. No que tange, particularmente, à acessibilidade urbana, a renda e a valorização de determinados espaços, aliada à eficiência na infraestrutura, fazem com que as áreas centrais tenham melhores condições em relação à periferia. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar as condições de acessibilidade urbana na cidade de Natal/RN e verificar em que medida o acesso a serviços e equipamentos urbanos é facilitado ou dificultado em virtude da localização e do poder aquisitivo de sua população. Para tanto, tem-se como procedimentos metodológicos levantamento bibliográfico e documental, bem como análise de alguns dos indicadores de sustentabilidade relacionados à acessibilidade urbana que compõem o índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS).
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...