Espaço, iniquidade e transporte público: avaliação da acessibilidade urbana na cidade de Natal/RN por meio de indicadores de sustentabilidade / Space, iniquity and public transportation: assessment of urban accessibility in the Natal/RN city through .....
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Mobilidade Urbana
Acessibilidade Urbana
Reprodução do Espaço
Indicadores de Sustentabilidade
Índice de Mobilidade Urbana.

How to Cite

COSTA, L. P.; MORAIS, I. R. D. Espaço, iniquidade e transporte público: avaliação da acessibilidade urbana na cidade de Natal/RN por meio de indicadores de sustentabilidade / Space, iniquity and public transportation: assessment of urban accessibility in the Natal/RN city through ..... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24047. Acesso em: 17 apr. 2024.

Abstract

Na atualidade, a mobilidade urbana apresenta-se como um dos principais desafios das grandes e médias cidades brasileiras, pois esta já dá sinais de insustentabilidade em relação a muitos dos aspectos que a envolve. Nas cidades brasileiras, onde a concentração de riqueza, terra e poder contrastam com uma distribuição desigual de renda, a reprodução de iniquidades e os problemas cotidianos resultantes da acelerada urbanização acabam afetando a mobilidade e acessibilidade urbanas. No que tange, particularmente, à acessibilidade urbana, a renda e a valorização de determinados espaços, aliada à eficiência na infraestrutura, fazem com que as áreas centrais tenham melhores condições em relação à periferia. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar as condições de acessibilidade urbana na cidade de Natal/RN e verificar em que medida o acesso a serviços e equipamentos urbanos é facilitado ou dificultado em virtude da localização e do poder aquisitivo de sua população. Para tanto, tem-se como procedimentos metodológicos levantamento bibliográfico e documental, bem como análise de alguns dos indicadores de sustentabilidade relacionados à acessibilidade urbana que compõem o índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS).
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...