As RPPNs como estratégia para a conservação da biodiversidade: O caso da chapada dos veadeiros / RPPNs as a Strategy for the Conservation of Biodiversity: The Case of the Chapada dos Veadeiros
PDF (Português (Brasil))

Keywords

RPPN
Chapada dos Veadeiros
Áreas Protegidas
Conservação da Biodiversidade.

How to Cite

ALVES DE LIMA, P. C.; DE ANDRADE FRANCO, J. L. As RPPNs como estratégia para a conservação da biodiversidade: O caso da chapada dos veadeiros / RPPNs as a Strategy for the Conservation of Biodiversity: The Case of the Chapada dos Veadeiros. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/14191. Acesso em: 1 mar. 2024.

Abstract

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPNs - são unidades de conservação de uso sustentável criadas em propriedades privadas, de forma voluntária. As restrições a que estão sujeitas as tornam semelhantes às unidades de conservação de proteção integral. Desta forma, podem promover a conservação de seus habitats sem grandes intervenções humanas. A Chapada dos Veadeiros, região localizada no nordeste de Goiás, tem 15 RPPNs federais, localizadas em torno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na sua zona de amortecimento. Por ser a Chapada dos Veadeiros habitada há tempos por vários proprietários de terras e fazendeiros, a criação de RPPNs representa uma estratégia viável para a região, considerada área prioritária para projetos de conservação, por ONGs como a Conservation International (CI), a World Wide Fund for Nature (WWF) e a The Nature Conservancy (TNC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). O artigo demostra que as RPPNs podem e devem ser uma alternativa importante para a implementação de um planejamento territorial desenvolvido em parceria com a comunidade local. Nesta revisão, foi investigada a contribuição das RPPNs na Chapada dos Veadeiros para a conservação da biodiversidade local e o seu processo de implementação.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...