As RPPNs como estratégia para a conservação da biodiversidade: O caso da chapada dos veadeiros / RPPNs as a Strategy for the Conservation of Biodiversity: The Case of the Chapada dos Veadeiros
PDF

Palavras-chave

RPPN
Chapada dos Veadeiros
Áreas Protegidas
Conservação da Biodiversidade.

Como Citar

ALVES DE LIMA, P. C.; DE ANDRADE FRANCO, J. L. As RPPNs como estratégia para a conservação da biodiversidade: O caso da chapada dos veadeiros / RPPNs as a Strategy for the Conservation of Biodiversity: The Case of the Chapada dos Veadeiros. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/14191. Acesso em: 17 ago. 2022.

Resumo

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPNs - são unidades de conservação de uso sustentável criadas em propriedades privadas, de forma voluntária. As restrições a que estão sujeitas as tornam semelhantes às unidades de conservação de proteção integral. Desta forma, podem promover a conservação de seus habitats sem grandes intervenções humanas. A Chapada dos Veadeiros, região localizada no nordeste de Goiás, tem 15 RPPNs federais, localizadas em torno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na sua zona de amortecimento. Por ser a Chapada dos Veadeiros habitada há tempos por vários proprietários de terras e fazendeiros, a criação de RPPNs representa uma estratégia viável para a região, considerada área prioritária para projetos de conservação, por ONGs como a Conservation International (CI), a World Wide Fund for Nature (WWF) e a The Nature Conservancy (TNC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). O artigo demostra que as RPPNs podem e devem ser uma alternativa importante para a implementação de um planejamento territorial desenvolvido em parceria com a comunidade local. Nesta revisão, foi investigada a contribuição das RPPNs na Chapada dos Veadeiros para a conservação da biodiversidade local e o seu processo de implementação.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...