UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA ECONOMIA EVOLUCIONISTA E DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL PARA ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: O CASO NEXEM/UFES

Autores

  • Celso Bissoli Sessa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Robson Antonio Grassi Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Tendo em vista a crescente importância do conhecimento científico para o progresso tecnológico das firmas, observa-se o importante papel desempenhado pelas universidades. Neste trabalho, procura-se analisar a importância da relação entre inovações e instituições na interação entre universidades e empresas por meio dos arcabouços da Economia Evolucionista e da Nova Economia Institucional. Para comprovação empírica do estudo, analisa-se o Núcleo de Excelência em Estruturas Metálicas e Mistas (NEXEM), resultado da parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a então Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), hoje ArcelorMittal Tubarão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Bissoli Sessa, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Economia

Robson Antonio Grassi, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Economia

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

SESSA, C. B.; GRASSI, R. A. UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA ECONOMIA EVOLUCIONISTA E DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL PARA ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: O CASO NEXEM/UFES. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 25, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/11412. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos