UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA SOBRE OS PROBLEMAS DO USO INADEQUADO DAS TICS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Joyce Duarte Queiroz Instituto Federal do Norte de Minas
  • Antônia Márcia Duarte Queiroz Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-81895

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Geografia, TIC

Resumo

Este texto constitui o propósito de reflexão geográfica, sobre como os aparelhos tecnológicos móveis influenciam no processo ensino – aprendizagem de estudantes do ensino fundamental e médio no ambiente escolar. Através da observação do estágio supervisionado, durante a graduação em geografia na Universidade Estadual de Montes Claros- MG, não foi possível ser ignorado o fato de que estudantes da educação básica levam vários aparelhos eletrônicos para a sala de aula, os quais são utilizados no decorrer das aulas. Assim se tornam um empecilho, principalmente para a aquisição de conhecimento. Com base em pesquisas bibliográficas foram analisadas as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para explicar sua importância. A partir de análise qualitativa, por meio de observação foi possível detectar como vem se instalando nas escolas de forma negativa. As TICs surgiram com o objetivo de beneficiar a sociedade, por meio da informação e comunicação, mas vem trazendo também malefícios para as crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, pois alguns a utilizam de forma inadequada, com jogos e mensagens durante o período escolar, prejudicando sua atenção e sua aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Joyce Duarte Queiroz, Instituto Federal do Norte de Minas

    Pós-graduanda em Educação Ambiental Urbana na Escola Superior Aberta do Brasil

  • Antônia Márcia Duarte Queiroz, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda-Bolsista/ CAPES - Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BASTOS, João augusto de Souza L A. Educação tecnológica: conceitos, características e perspectivas. Revista tecnologia e interação Curitiba: CEFET-PR, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental do Ministério da Educação e Cultura, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CBC. Conteúdos Básicos Comuns. Proposta curricular de Geografia; ensinos fundamental e médio. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. (Orgs.). http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv. Acesso/ março de 2014.

CENTRO DE REFERÊNCIA VIRTUAL DO PROFESSOR (CRV): http://crv.educacao.mg.gov.br/. Acesso/ março de 2014.

BRASIL, Ministério da Educação. - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN – Língua Portuguesa) Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental do Ministério da Educação e Cultura, 1998.

COLL, César. Un marco de Referencia Psicológico para la Educación Escolar: La Concepción Constructivista del Aprendizaje y de la Enseñanza. In C. Coll; J. Palacios & A. marchesi (comps.), Desarrollo Psicológico y Educación, II, Psicología de la Educación. Madrid: Alianza Editorial, pp. 435, 453. 1992.

DIZARD, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação Wilson Dizard Jr.; tradução [da 2ª ed.], Edmond Jorge; revisão técnica, Tony Queiroga – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1998.

FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Tradução: Neusa Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed, 2001a.

FERNÁNDEZ, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com família, escolas e meios de comunicação. Tradução: Neusa Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed, 2001b.

LÉVY, Pierre, As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MIRANDA. Raquel gianolla. Informática na educação: Representações sociais do cotidiano. 3° Ed. São Paulo: Cortez; 2006.

OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. Nova didática. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1968.

PIAGET, Jean; GARCIA, R. Psicogênese e História das Ciências. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

PONTARA, Marcela. Português, Contexto, Interlocução e Sentido. Volume 1. São Paulo. Moderna. 2010.

QUEIROZ, Antonia Márcia Duarte & QUEIROZ, Joyce Duarte. Influências de aparelhos digitais móveis no processo Ensino - aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Anais.

.http://unimontes.br/arquivos/2012/geografia_ixerg/eixo_ensino/influencias_de_aparelhos_digitais_moveis_no_processo.pdf. acesso março de 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa; um discurso sobre as ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Milton, A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção - 4. ed. 2. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1)

SAVIANE, Dermeval. Escola e Democracia: Polêmicas do Nosso Tempo, São Paulo: Autores associados, 2008.

VESENTINI, José Willian. Para uma Geografia Crítica na Escola. São Paulo; 2008. http://geocritica.com.br/Arquivos%20PDF/LIVRO01.pdf. Acesso: junho 2012.

Downloads

Publicado

24-03-2026

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA SOBRE OS PROBLEMAS DO USO INADEQUADO DAS TICS NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 4–19, 2026. DOI: 10.14393/REG-v5-2014-81895. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/81895. Acesso em: 1 abr. 2026.