O TEMA RISCO ASSOCIADO A DESASTRES NATURAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA DISCURSIVA A PARTIR DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78681Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Enchente, Aprendizagem, UrbanizaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar duas análises de textos contidos em livros didáticos. Na oportunidade, discutimos o aspecto discursivo do livro, a partir da Análise de Discurso Crítica, a qual pode ser utilizada para investigar possíveis sentidos (ideológicos) de textos que ora podem constranger o conhecimento ora podem promover a construção do conhecimento da geografia escolar. Identificamos que um dos textos utiliza-se da diferença por meio de metáforas para construir sentidos de realidade, a partir das quais, espaços são valorizados e outros depreciados. O outro texto apresenta a enchente como uma das resultantes do processo de urbanização do Brasil e, para tanto, representa elementos do espaço como frutos de contradições socioespaciais espaço temporalmente determinadas. Conclui-se que, embora os livros didáticos sejam da mesma coleção analisada, apresentam uma interdiscursividade contraditória.
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