PROCEDIMENTOS DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77506Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Livro didático, Professores, Critérios de escolhaResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em Geografia, com a temática voltada para o Ensino, realizada entre 2015 e 2017. O objetivo desde artigo é analisar os critérios de escolha do livro didático de Geografia pelos professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, em nossa pesquisa realizamos entrevistas com alguns professores da rede estadual de ensino do município de Dourados (MS) sobre o processo de escolha do material didático. Para este trabalho trazemos fragmentos dos relatos de sete professores de geografia, em que apresentam os critérios que observam na hora da escolha do livro didático. As entrevistas foram gravadas e transcritas sendo mantidas a fala coloquial dos docentes, com pequenas alterações ou correções em seus depoimentos. Quanto ao nosso referencial teórico, tivemos como base alguns autores como Callai (2016); Munakata (2012); Gonçalves e Mellati (2017), entre outros. Entendemos que os professores precisam ter maior participação nas escolhas dos livros e decisões importantes que dizem respeito a sua profissão, por isso, buscamos apresentar as perspectivas dos docentes. Para isso é necessária uma maior capacitação para que o professor estabeleça critérios de análise e veja a importância na escolha do material didático.
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