ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO: DIFICULDADES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM MANAUS-AM
Palabras clave:
Tecnologia, Ensino remoto, Pandemia, Dificuldades, Ensino fundamentalResumen
O contexto pandêmico foi um período de mudanças sem precedentes, em todos os segmentos sociais e na educação não seria diferente. Ao lecionar no período pandêmico e perceber as dificuldades apontadas pelos alunos, pais e professores, percebeu-se a necessidade e importância de analisar tal realidade vivenciada naquele momento e aprender com ela, crescer a partir das experiências que ela impôs. Nesse sentido, realizou-se um Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia onde o objetivo principal era o de Identificar, a partir da autoavaliação de alunos de 6° ao 9° ano do ensino fundamental, as principais dificuldades encontradas por eles para sua aprendizagem durante o ensino remoto. Tal pesquisa ocorreu por meio de questionários com questões fechadas e o registro das impressões dos alunos acerca de algumas delas. Encontrou-se como questões mais recorrentes aos alunos terem sido dedicados aos roteiros de estudos somente às vezes, terem sido mais orientados pelo colégio do que em casa, apresentando média de 86% de devolução de atividades via portal educacional, médias de uso diário de internet e equipamento individual para os estudos acima de 80% e dificuldades no uso do portal superior a 90%. Houve baixo índice de acesso às aulas síncronas e pouco contato com os professores para tirar dúvidas, com média de aprendizado de novos conteúdos de 50,6% na visão dos alunos.
Referencias
COELHO, Wilcilene da Silva Corrêa. Ensino de geografia durante a pandemia: desafios e possibilidades. Trabalho de conclusão de curso (Graduação Licenciatura em Geografia). Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Escola Normal Superior. Manaus-AM, 2021.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SENNA, Célia M. P. C.; MORAIS, Sarah P. de; ROSA, Daniela Z.; FERNANDEZ, Amélia A. Metodologias ativas de aprendizagem: elaboração de roteiros de estudos em "salas sem paredes". In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
SILVA, Edna L. da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho, Vilma Terezinha de Araújo Lima

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.