ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO: DIFICULDADES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM MANAUS-AM

Autores

  • Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Vilma Terezinha de Araújo Lima Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino remoto, Pandemia, Dificuldades, Ensino fundamental

Resumo

O contexto pandêmico foi um período de mudanças sem precedentes, em todos os segmentos sociais e na educação não seria diferente. Ao lecionar no período pandêmico e perceber as dificuldades apontadas pelos alunos, pais e professores, percebeu-se a necessidade e importância de analisar tal realidade vivenciada naquele momento e aprender com ela, crescer a partir das experiências que ela impôs. Nesse sentido, realizou-se um Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia onde o objetivo principal era o de Identificar, a partir da autoavaliação de alunos de 6° ao 9° ano do ensino fundamental, as principais dificuldades encontradas por eles para sua aprendizagem durante o ensino remoto. Tal pesquisa ocorreu por meio de questionários com questões fechadas e o registro das impressões dos alunos acerca de algumas delas. Encontrou-se como questões mais recorrentes aos alunos terem sido dedicados aos roteiros de estudos somente às vezes, terem sido mais orientados pelo colégio do que em casa, apresentando média de 86% de devolução de atividades via portal educacional, médias de uso diário de internet e equipamento individual para os estudos acima de 80% e dificuldades no uso do portal superior a 90%. Houve baixo índice de acesso às aulas síncronas e pouco contato com os professores para tirar dúvidas, com média de aprendizado de novos conteúdos de 50,6% na visão dos alunos.

Biografia do Autor

  • Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

  • Vilma Terezinha de Araújo Lima, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutora em Geografia, Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Referências

COELHO, Wilcilene da Silva Corrêa. Ensino de geografia durante a pandemia: desafios e possibilidades. Trabalho de conclusão de curso (Graduação Licenciatura em Geografia). Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Escola Normal Superior. Manaus-AM, 2021.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SENNA, Célia M. P. C.; MORAIS, Sarah P. de; ROSA, Daniela Z.; FERNANDEZ, Amélia A. Metodologias ativas de aprendizagem: elaboração de roteiros de estudos em "salas sem paredes". In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

SILVA, Edna L. da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.

Downloads

Publicado

21-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO: DIFICULDADES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM MANAUS-AM. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 27, p. 3–18, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77483. Acesso em: 27 mar. 2025.