A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76772Palabras clave:
Ensino, Práticas Educativas, Oficinas LivresResumen
A Geografia é uma disciplina que colabora com a formação do indivíduo, pois traz em sua grande abrangência um papel socioeconômico e pedagógico dentro e fora do ambiente escolar. Aquele que se propõe a ensinar geografia tem que compreender as diferentes linguagens e interpretações que permeiam a realidade em que está posto. A escolha do conceito de território na vastidão do que a geografia propõe se dá nesse estudo no intuito de priorizar, de forma significativa, um conceito de aprendizado de conteúdos que se adaptem a uma visão cognitiva da realidade, ensinando um conceito que se renova a partir das modificações socioespaciais nas escalas local, regional e global, proporcionando um ensino que permeie a pluralidade cultural que existe no campo. Esse conceito deve ser trabalhado também no intuito de salientar as noções de localização, organização, representação e compreensão do espaço vivido e que esses conceitos sejam desenvolvidos a partir de práticas que prezem a sociabilidade, como a construção da prática pedagógica das oficinas livres, atividade que propõe aos professores-estudantes uma reflexão interativa que dialoga sobre os diversos aspectos da dinâmica territorial.
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