A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO

Autores

  • Lis Pimentel Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Ednice de Oliveira Fontes Baitz Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) https://orcid.org/0000-0003-0142-3331

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76772

Palavras-chave:

Ensino, Práticas Educativas, Oficinas Livres

Resumo

A Geografia é uma disciplina que colabora com a formação do indivíduo, pois traz em sua grande abrangência um papel socioeconômico e pedagógico dentro e fora do ambiente escolar. Aquele que se propõe a ensinar geografia tem que compreender as diferentes linguagens e interpretações que permeiam a realidade em que está posto. A escolha do conceito de território na vastidão do que a geografia propõe se dá nesse estudo no intuito de priorizar, de forma significativa, um conceito de aprendizado de conteúdos que se adaptem a uma visão cognitiva da realidade, ensinando um conceito que se renova a partir das modificações socioespaciais nas escalas local, regional e global, proporcionando um ensino que permeie a pluralidade cultural que existe no campo. Esse conceito deve ser trabalhado também no intuito de salientar as noções de localização, organização, representação e compreensão do espaço vivido e que esses conceitos sejam desenvolvidos a partir de práticas que prezem a sociabilidade, como a construção da prática pedagógica das oficinas livres, atividade que propõe aos professores-estudantes uma reflexão interativa que dialoga sobre os diversos aspectos da dinâmica territorial.

Biografia do Autor

  • Lis Pimentel Almeida, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

    Licenciada e Especialista em Ensino em Geografia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Mestranda em Educação e Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

  • Ednice de Oliveira Fontes Baitz, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Licenciada e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Referências

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: identidade e Políticas Públicas. V. 4. Brasília, 2004.

CAVALCANTI, L. de S. (Org.). Geografia da cidade. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

FERNANDES, Bernardo M. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, Mônica C. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista NERA, ano 8, n. 6, janeiro/junho de 2005.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2014. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos>. Acesso em 25 de novembro de 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2005. 200p. (8. ed.)

NASCIMENTO, C. G. Políticas “públicas” e educação do campo: em busca da cidadania possível?Travessias, Paraná, v.3, n. 3, 2009.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. Editora Ática: São Paulo, 1993.

SANDES, A. B. Geografia e Educação: contribuições da Geografia para gestão educacional. In:Congresso Internacional da Faculdade EST.São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, 2012,p.13-29.

SANTOS, Milton. Mesa redonda: A formação do professor de Geografia. Orientação, São Paulo, n. 10, p. 44-57, 1993.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Downloads

Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 114–124, 2019. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76772. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76772. Acesso em: 25 dez. 2025.