O LUGAR DA EMPATIA NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76733Palavras-chave:
Professor, Geografia, Empatia, LugarResumo
O trabalho apresentado está inserido nos estudos sobre a prática docente e sua capacidade de promover transformações nas relações sociais dos estudantes, e tem como objetivo compreender se o ensino de conteúdos da Geografia Urbana permite ao docente praticar e estimular a empatia nos estudantes. O texto discute as principais conceituações sobre a empatia e a confluência com a categoria geográfica Lugar. A metodologia deste trabalho foi desenvolvida em três etapas, contendo revisão bibliográfica, elaboração, aplicação e análise de questionário. Ao final da pesquisa, constatou-se a possibilidade de prática e a importância da empatia nas salas de aulas de Geografia, principalmente ao estudar conteúdos referentes ao meio urbano. Estudar os conteúdos referentes à dita Geografia urbana é uma ótima oportunidade para exercer o ato empático por parte dos estudantes, uma vez que a cidade é constituída por diferentes grupos que possuem realidades socioeconômicas diversas, possibilitando que os alunos e alunas façam imersão em diferentes contextos.
Referências
BUENO, Míriam Rezende; DE CASTRO, Nair Aparecida Ribeiro; DA SILVA, Rita Elizabeth Durso Pereira. Conteúdo Básico Comum (CBC) de Geografia, Ensinos Fundamental e Médio. Belo Horizonte: Secretaria de Educação Minas Gerais. 2008. 68p.
CABRAL, Luiz Otávio. Revisitando as noções de espaço, lugar, paisagem e território, sob uma perspectiva geográfica. Revista de Ciências Humanas, v. 41, n. 1 e 2, p. 141-155, 2007.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra. 2004.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Aprender sobre a cidade: a Geografia urbana brasileira e a formação de jovens escolares. Revista Geográfica de América Central, v. 2, p. 1-18, 2011.
_____________. A cidadania, o direito à cidade e a Geografia escolar: elementos de Geografia para o estudo do espaço urbano. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), n. 5, p. 41-55, 1999.
DE WAAL, Frans. A era da empatia: lições da natureza para uma sociedade mais gentil. Companhia das Letras, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2008.
GOOGLE Formulários. Disponível em: <https://docs.google.com/forms/u/0/>. Acessado em: 20/05/2018.
LIMPO, Teresa; ALVES, Rui A.; CASTRO, São Luís. Medir a empatia: Adaptação portuguesa do Índice de Reactividade Interpessoal. Laboratório de Psicologia, v. 8, p. 171-184, 2010.
LOPES, Jecson Girão. As especificidades de análise do espaço, lugar, paisagem e território na geográfica. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 23-30, 2012.
KAERCHER, Nestor André; TONINI, Ivaine Maria. Artesania, felicidade, empatia: assuntos não geográficos para o estagiário de Geografia construir sua identidade docente. Geographia Meridionalis, v. 3, n. 2, p. 251-273, 2017.
RANIERI, Leandro Penna; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. A empatia como vivência. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 23, p. 12-31, 2012.
SAMPAIO, Leonardo Rodrigues; CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos; ROAZZI, Antonio. Revisão de aspectos conceituais, teóricos e metodológicos da empatia. Psicologia: ciência e profissão, v. 29, n. 2, p. 212-227, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thales Valentim Cupertino, Janete Regina Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


