GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO E DESAFIOS NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76685Palavras-chave:
Ensino de geografia, Educação básica, Formação de professores, Planejamento do ensino, AvaliaçãoResumo
O ensino de geografia tem passado por muitas mudanças significativas nos últimos anos. Com a criação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – a geografia incentiva a nova forma de ler o mundo, focada no pensamento espacial e no raciocínio geográfico. Essas mudanças começam já nos anos iniciais do ensino fundamental e tem como mediador o professor, que para ministrar as aulas nesse segmento de ensino, além da Geografia, tem outras disciplinas e na maioria das vezes, o professor é um pedagogo. Nesse caso, como os alunos vão estudar sobre o espaço geográfico e entender sua complexidade e seu dinamismo, se a formação do professor não lhe proporciona esse entendimento? E mesmo que seja um professor que tenha cursado licenciatura em Geografia, se não estiver aberto aos novos desafios pode até prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos. A preocupação dos professores pedagogos no ensino de geografia é quanto a: O que ensinar? Como ensinar? Como avaliar? Existe uma distância entre o que é aprendido na universidade e o que é ensinado nas escolas. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios do ensino de geografia nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental e os problemas que os professores enfrentam diariamente nas salas de aula, sobretudo, das escolas públicas: escassez de material didático, falta de habilidade para por em prática determinados conteúdos, como a cartografia, por exemplo, e falta de formação continuada para que possa melhorar sua prática em sala de aula.
Referências
AMARAL, Leandra de Lourdes Resende, ASSUNÇÃO, Mariellem Augusta. Cartografia escolar e geografia: uma linguagem para compreender o espaço nos anos iniciais no ensino fundamental. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia- MG, v. 10, n. 19, p. 3-17, jul./dez. 2019. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N19/Art1-v10-n19-Revista-Ensino-Geografia-Amaral-Assuncao>. Acesso em 17/11/2020.
BRAGA, Maria C. B. O ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise dos descompassos entre a formação docente e as orientações das políticas públicas. Terra Livre, Ano 23, v. 1, n. 28, p. 129-148, 2007. Disponível em: <https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/226>. Acesso em 16/11/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2017 Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 16/11/2020.
______. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia no ensino fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
CALLAI, Helena Copett. Aprendendo ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas-SP, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
______. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 1999.
CASTELLAR, Sonia. VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. 1. Ed. São Paulo-SP: Cengape Learning, 2010.
CLAVAL, Paul. Epistemologia da Geografia. Florianópolis-SC: Ed. UFSC, 2011.
DIAS, Tielle S. Cartografia nas séries iniciais do ensino fundamental: para ler além das convenções. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – ENPEGE, 10. Porto Alegre-RS, 30 de agosto a 02 de setembro de 2009. Anais... Porto Alegre-RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009, n. p. Disponivel em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/CARTOGRAFIA%20NAS%20S%C3%89RIES%20INICIAIS%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf>. Acesso em 16/11/2020.
GOULART, Lígia Beatriz. Aprendizagem e Ensino. Porto Alegre-RS: UFRGS, 2011.
KAERCHER, Nestor. André. A geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVANNI. A. C. et. al. (orgs). Geografia em sala de aula: Prática e Reflexões. Porto Alegre-RS: Editora de UFRGS, 2003.
LIRA, Bruno Carneiro. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis-RJ: Vozes, 2016.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação de aprendizagem escolar: estudos e preposições. São Paulo: Cortez, 2011.
MIRANDA, Sergio Luiz. Formação de professores e conhecimentos cartográficos para abordagem do espaço local no currículo de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 1, n. 1, p. 47-71, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/Artigo%20REG%201%20Miranda.pdf>.Acesso em 16/11/2020.
MENESES, Ebenezer Takano. Verbete avaliação escolar. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/avaliacao-escolar/>. Acesso em:02/04/2020.
PONTUSCHKA, Nídia. CACCETE, Núria, PAGANELLI, Tomoko Y. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
SANTOS, Maria Lucia dos; PERIN, Conceição Solange Bution. A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. In: PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Cadernos PDE: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. V. II. Curitiba-PR, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2013. Disponivel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_ped_pdp_maria_lucia_dos_santos.pdf>. Acesso em 15/11/2010.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas-SP. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287405>. Acesso em 30/04/2020.
TONINI, Ivaine Maria. O ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rizonete Maria Ramos da Silva, Nelcioney José de Souza Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


