GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO E DESAFIOS NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA

Authors

  • Rizonete Maria Ramos da Silva Secretaria de Estado de Educação do Amazonas
  • Nelcioney José de Souza Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Keywords:

Ensino de geografia, Educação básica, Formação de professores, Planejamento do ensino, Avaliação

Abstract

O ensino de geografia tem passado por muitas mudanças significativas nos últimos anos. Com a criação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – a geografia incentiva a nova forma de ler o mundo, focada no pensamento espacial e no raciocínio geográfico. Essas mudanças começam já nos anos iniciais do ensino fundamental e tem como mediador o professor, que para ministrar as aulas nesse segmento de ensino, além da Geografia, tem outras disciplinas e na maioria das vezes, o professor é um pedagogo. Nesse caso, como os alunos vão estudar sobre o espaço geográfico e entender sua complexidade e seu dinamismo, se a formação do professor não lhe proporciona esse entendimento?  E mesmo que seja um professor que tenha cursado licenciatura em Geografia, se não estiver aberto aos novos desafios pode até prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos. A preocupação dos professores pedagogos no ensino de geografia é quanto a: O que ensinar? Como ensinar? Como avaliar? Existe uma distância entre o que é aprendido na universidade e o que é ensinado nas escolas. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios do ensino de geografia nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental e os problemas que os professores enfrentam diariamente nas salas de aula, sobretudo, das escolas públicas:  escassez de material didático, falta de habilidade para por em prática determinados conteúdos, como a cartografia, por exemplo, e falta de formação continuada para que possa melhorar sua prática em sala de aula.

Author Biographies

  • Rizonete Maria Ramos da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

    Licenciada e mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); professora de geografia dos ensinos Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino.

  • Nelcioney José de Souza Araújo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

References

AMARAL, Leandra de Lourdes Resende, ASSUNÇÃO, Mariellem Augusta. Cartografia escolar e geografia: uma linguagem para compreender o espaço nos anos iniciais no ensino fundamental. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia- MG, v. 10, n. 19, p. 3-17, jul./dez. 2019. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N19/Art1-v10-n19-Revista-Ensino-Geografia-Amaral-Assuncao>. Acesso em 17/11/2020.

BRAGA, Maria C. B. O ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise dos descompassos entre a formação docente e as orientações das políticas públicas. Terra Livre, Ano 23, v. 1, n. 28, p. 129-148, 2007. Disponível em: <https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/226>. Acesso em 16/11/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2017 Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 16/11/2020.

______. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia no ensino fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CALLAI, Helena Copett. Aprendendo ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas-SP, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

______. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 1999.

CASTELLAR, Sonia. VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. 1. Ed. São Paulo-SP: Cengape Learning, 2010.

CLAVAL, Paul. Epistemologia da Geografia. Florianópolis-SC: Ed. UFSC, 2011.

DIAS, Tielle S. Cartografia nas séries iniciais do ensino fundamental: para ler além das convenções. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – ENPEGE, 10. Porto Alegre-RS, 30 de agosto a 02 de setembro de 2009. Anais... Porto Alegre-RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009, n. p. Disponivel em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/CARTOGRAFIA%20NAS%20S%C3%89RIES%20INICIAIS%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf>. Acesso em 16/11/2020.

GOULART, Lígia Beatriz. Aprendizagem e Ensino. Porto Alegre-RS: UFRGS, 2011.

KAERCHER, Nestor. André. A geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVANNI. A. C. et. al. (orgs). Geografia em sala de aula: Prática e Reflexões. Porto Alegre-RS: Editora de UFRGS, 2003.

LIRA, Bruno Carneiro. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis-RJ: Vozes, 2016.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação de aprendizagem escolar: estudos e preposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MIRANDA, Sergio Luiz. Formação de professores e conhecimentos cartográficos para abordagem do espaço local no currículo de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 1, n. 1, p. 47-71, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/Artigo%20REG%201%20Miranda.pdf>.Acesso em 16/11/2020.

MENESES, Ebenezer Takano. Verbete avaliação escolar. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/avaliacao-escolar/>. Acesso em:02/04/2020.

PONTUSCHKA, Nídia. CACCETE, Núria, PAGANELLI, Tomoko Y. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

SANTOS, Maria Lucia dos; PERIN, Conceição Solange Bution. A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. In: PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Cadernos PDE: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. V. II. Curitiba-PR, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2013. Disponivel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_ped_pdp_maria_lucia_dos_santos.pdf>. Acesso em 15/11/2010.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas-SP. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287405>. Acesso em 30/04/2020.

TONINI, Ivaine Maria. O ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

Published

2021-09-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO E DESAFIOS NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 29–38, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76685. Acesso em: 12 apr. 2025.