CHEGADAS E PARTIDAS: MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNACIONAIS, DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIANO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76675Palavras-chave:
Refúgio, Migrações internacionais, Educação em Direitos HumanosResumo
Este artigo visa demonstrar a importância do estudo da temática das migrações internacionais através do desenvolvimento de projetos de caráter transversal e integrador, em especial, quando nos referimos ao estudo da Educação em Direitos Humanos no Ensino Médio. Desde o início do século XXI, as migrações internacionais tomaram contornos sem precedentes tornando-se, assim, assunto amplamente discutido e disseminado, não poucas vezes, sem o devido cuidado. Neste sentido, cabe à escola trabalhar o assunto de forma a ajudar na conscientização sobre o tema, além de quebrar paradigmas, num momento em que prevalecem visões preconceituosas, racistas, intolerantes e xenófobas acerca do direito de migrar. A escola, ao atuar no processo de construção do conhecimento do indivíduo e desconstruir “verdades” pré-estabelecidas, contribui para o enriquecimento do debate e estruturação de uma sociedade mais tolerante, plural e cosmopolita, onde lidar e conviver com diferenças é algo natural. O trabalho aqui apresentado buscou sistematizar junto aos alunos, a noção da migração como direito e parte inerente da história humana, sendo um fenômeno ao qual todos estamos ligados.
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