MÉTODOS ATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: COLABORAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76671Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, Formação emancipadoraResumo
O presente artigo disserta sobre a importância de inserir as metodologias ativas de modo mais incisivo no processo de ensino-aprendizagem de geografia na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo deste estudo é trazer pontos de convergência entre os métodos ativos no ensino de geografia e a EPT de modo a desenvolver aprendizagens significativas e a autoformação nos processos educacionais. Para tanto, utilizou-se como metodologia um estudo bibliográfico através da abordagem qualitativa das principais análises teóricas sobre essa temática. Desse modo, os instrumentos foram livros e artigos periódicos para a execução desta pesquisa. Conclui-se que a pesquisa permitiu a percepção de que a confluência entre as metodologias ativas no ensino de geografia no contexto da EPT é potencializadora de aprendizagens significativas para a formação emancipadora dos sujeitos.
Referências
BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan-jun. 2011.
INOCENTE, Luciane; TOMASSINI, Angélica; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, p. 1-11, 2018. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1082/664>. Acesso em 02 abr. 2020.
FARIAS, Cleiton Sampaio de. Aprendizagem significativa no ensino de Geografia: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 224-241, jul/dez. 2017.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução de Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.
KIMURA, Shoko. Geografia no Ensino Básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.
______. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. V. II. SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (Orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2015/06/mudando_moran.pdf.Acesso em 03 abr. 2020>.
PACHECO, Eliezer Moreira; PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 30, p. 71-88, jan./jun. 2010.
PEIXOTO, Anderson Gomes. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Outras Palavras, Brasília, v. 12, n. 2, p. 35-50, 2016.
SOUSA, Clarilza Prado de; PLACCO, Vera Maria de Souza. Mestrados profissionais na área de educação e ensino. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 23-35, set./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sandra Maria Campos Alves, Mara Renata Barros Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


