MÉTODOS ATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: COLABORAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Sandra Maria Campos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Mara Renata Barros Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, Formação emancipadora

Resumo

O presente artigo disserta sobre a importância de inserir as metodologias ativas de modo mais incisivo no processo de ensino-aprendizagem de geografia na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo deste estudo é trazer pontos de convergência entre os métodos ativos no ensino de geografia e a EPT de modo a desenvolver aprendizagens significativas e a autoformação nos processos educacionais. Para tanto, utilizou-se como metodologia um estudo bibliográfico através da abordagem qualitativa das principais análises teóricas sobre essa temática. Desse modo, os instrumentos foram livros e artigos periódicos para a execução desta pesquisa. Conclui-se que a pesquisa permitiu a percepção de que a confluência entre as metodologias ativas no ensino de geografia no contexto da EPT é potencializadora de aprendizagens significativas para a formação emancipadora dos sujeitos.

Biografia do Autor

  • Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

  • Mara Renata Barros Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Mestranda do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRN - Campus Mossoró

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Publicado

12-02-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MÉTODOS ATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: COLABORAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 93–104, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76671. Acesso em: 5 abr. 2025.