MÉTODOS ATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: COLABORAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, Formação emancipadoraResumo
O presente artigo disserta sobre a importância de inserir as metodologias ativas de modo mais incisivo no processo de ensino-aprendizagem de geografia na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo deste estudo é trazer pontos de convergência entre os métodos ativos no ensino de geografia e a EPT de modo a desenvolver aprendizagens significativas e a autoformação nos processos educacionais. Para tanto, utilizou-se como metodologia um estudo bibliográfico através da abordagem qualitativa das principais análises teóricas sobre essa temática. Desse modo, os instrumentos foram livros e artigos periódicos para a execução desta pesquisa. Conclui-se que a pesquisa permitiu a percepção de que a confluência entre as metodologias ativas no ensino de geografia no contexto da EPT é potencializadora de aprendizagens significativas para a formação emancipadora dos sujeitos.
Referências
BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan-jun. 2011.
INOCENTE, Luciane; TOMASSINI, Angélica; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, p. 1-11, 2018. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1082/664>. Acesso em 02 abr. 2020.
FARIAS, Cleiton Sampaio de. Aprendizagem significativa no ensino de Geografia: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 224-241, jul/dez. 2017.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução de Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.
KIMURA, Shoko. Geografia no Ensino Básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.
______. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. V. II. SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (Orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2015/06/mudando_moran.pdf.Acesso em 03 abr. 2020>.
PACHECO, Eliezer Moreira; PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 30, p. 71-88, jan./jun. 2010.
PEIXOTO, Anderson Gomes. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Outras Palavras, Brasília, v. 12, n. 2, p. 35-50, 2016.
SOUSA, Clarilza Prado de; PLACCO, Vera Maria de Souza. Mestrados profissionais na área de educação e ensino. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 23-35, set./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sandra Maria Campos Alves, Mara Renata Barros Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.