PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76653Palavras-chave:
Cartografia, Tecnologia, Comunicação, EnsinoResumo
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino da Cartografia tem provocado debates entre os professores de geografia sobre a maneira de integrá-las ainda mais nas suas práticas cotidianas. Este artigo tem o objetivo de abordar as percepções sobre o uso das novas tecnologias no ensino da cartografia no Colégio Estadual de Andorinha e no Colégio Batista Nova Sião. Para abordar essas concepções foi feito um levantamento bibliográfico onde foram observadas algumas questões: o uso das tecnologias por meio dos educadores para lecionar cartografia, identificando as facilidades e dificuldades para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Os resultados evidenciam que os professores fazem o uso das TICs nas aulas de cartografia, principalmente de computador, celular, internet e data show, acreditando que os usos desses recursos os auxiliam na preparação das suas aulas e em sala de aula, mas ressalta que existem alguns impasses que atrapalham o uso dessas tecnologias. Dentre eles, a internet de baixa frequência e a insuficiência de recursos tecnológicos (computadores e data-show) para a demanda da escola. Essas questões são situações que comprometem a utilização e a eficiência do uso das TICs no ensino da cartografia.
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