PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Antônio Carlos Freire Sampaio Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Keityane da Costa Pimenta Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Elivonete Pereira de Sousa Nunes Centro Universitário Internacional – UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76653

Palabras clave:

Cartografia, Tecnologia, Comunicação, Ensino

Resumen

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino da Cartografia tem provocado debates entre os professores de geografia sobre a maneira de integrá-las ainda mais nas suas práticas cotidianas. Este artigo tem o objetivo de abordar as percepções sobre o uso das novas tecnologias no ensino da cartografia no Colégio Estadual de Andorinha e no Colégio Batista Nova Sião. Para abordar essas concepções foi feito um levantamento bibliográfico onde foram observadas algumas questões: o uso das tecnologias por meio dos educadores para lecionar cartografia, identificando as facilidades e dificuldades para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Os resultados evidenciam que os professores fazem o uso das TICs nas aulas de cartografia, principalmente de computador, celular, internet e data show, acreditando que os usos desses recursos os auxiliam na preparação das suas aulas e em sala de aula, mas ressalta que existem alguns impasses que atrapalham o uso dessas tecnologias. Dentre eles, a internet de baixa frequência e a insuficiência de recursos tecnológicos (computadores e data-show) para a demanda da escola. Essas questões são situações que comprometem a utilização e a eficiência do uso das TICs no ensino da cartografia.

Biografía del autor/a

  • Antônio Carlos Freire Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército e em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Keityane da Costa Pimenta, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Elivonete Pereira de Sousa Nunes, Centro Universitário Internacional – UNINTER

    Graduada em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, Campus de Senhor do Bonfim-BA.

Referencias

ASSIS, K. K.; CZELUSNIAK, S. M.; ROEHRIG, S. A. G.. A articulação entre o ensino de Ciências e as TIC: desafios e possibilidade para a formação continuada. In: Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), X; Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), I. Curitiba-PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 7 a 10 de novembro de 2011. Anais... Curitiba-PR: PUCPR, 2011, p. 1155-1165. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5209_2477.pdf>.

CÂMARA, Gilberto. Desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica no Brasil: desafios e oportunidades. In: Gilberto Câmara. Homepage. 1996. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/gilberto/present/segeo.html>. Acesso em 10/03/2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

LELIS, Isabel Alice. A prática do Educador: compromisso e prazer. In: CANDU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova didática. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1991.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999

MARCONI, Maria de Andrade e LAKATOS, Eva Maria: Técnicas de pesquisa: planejando, educação, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1996.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

Publicado

2020-08-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 106–119, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76653. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76653. Acesso em: 28 dec. 2025.