ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOLOS EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Fernanda Valdimere Soares Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0003-3468-5194

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Solos

Resumo

Terra! É assim que denominamos o planeta onde vivemos. Constituído de material macio e solto, formando o que conhecemos como crosta terrestre, poderíamos também chamá-lo de solo. Assim, apesar de sua essencialidade para nossas vidas, o solo é normalmente ignorado e pouco reconhecido. Dito isso, no presente trabalho, objetivou-se relacionar a construção da aprendizagem sobre solos na disciplina de Geografia no ensino fundamental do 6º e 9º ano, a partir da verificação da possível existência de uma prática sistemática de ensino pelo professor. Pois, a Geografia como ciência que estuda a relação homem-natureza, busca por meio da educação em solos, assim como outras ciências, formar cidadãos cientes dos seus compromissos sociais. Assim, na disciplina em questão, a formação acontece diante do estudo dos solos conscientizando, sobretudo, acerca das ações causadas pela ação antrópica. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é qualitativa e de campo, no formato de aulas remotas, com a aplicação de formulário google com alunos e um professor mediante amostragem. Verificou-se, a partir dos resultados obtidos, a falta da sistematização dos conteúdos programados, relacionados ao ensino do solo. De tal modo, é importante que se desenvolva possibilidades de ensinar e de aprender sobre solos por meio de um processo sistematizado durante todo ensino fundamental.

Biografia do Autor

  • Fernanda Valdimere Soares Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

  • Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Doutor em Geografia. Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

Referências

BECKER, E. L. S. Solo e ensino. Vidya, Santa Maria, v. 25, n. 2, p. 73-80, jun. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/396>. Acesso em: 04 mar. 2021.

BOFF, L. A água no mundo e sua escassez no Brasil. 2015. Disponível em: <https://leonardoboff.wordpress.com/2015/02/02/a-agua-no-mundo-e-sua-escassez-no-brasil/>. Acessado dia 03 de fevereiro de 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2017.

COELHO, M. R. et. al. Solos: tipos, suas funções no ambiente, como se formam e sua relação com o crescimento das plantas. In: MOREIRA, F. M. S. et al. O ecossistema solo: componentes, relações ecológicas e efeitos na produção vegetal. Lavras : Ed. UFLA, 2013, p. 45-62.

FERNANDES, M. J. da S.. A Geografia como disciplina escolar: breve trajetória. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/54/A%20Geografia%20como%20Disciplina%20Escolar%20Breve%20Trajet%C3%B3ria.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 20. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , v. 15, n. 42, p. 259-268, ago. 2001. Acessado em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 mar. 2021.

LIMA, J. da S; ANDRADE, S. F. de; FORTUNA, D. da S. Pedologia aplicada à geografia: desafios e perspectivas na educação básica. Caderno de Estudos Geoambientais – CADEGEO, v. 7, n. 1, p. 5-20, 2016. Disponível em: <http://www.cadegeo.uff.br/index.php/cadegeo/article/view/42>. Acesso em: 19 abr. 2021.

LEPSCH, I. F. 19 lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 4, p. 733-740, ago. 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000400014>. Acesso em: 04 mar. 2021.

OLIVEIRA, A. N. S. Recursos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem de solos no ensino fundamental. 2017. 299 f. Tese (Mestrado) - Curso de Ensino Tecnológico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2017. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/IFAM-1_a767e427505eed5940728236ef228e80>. Acesso em: 18 out. 2019.

OLIVEIRA, S. L. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2005.

PEDRON, F. de A. et al. Solos urbanos. Cienc. Rural, Santa Maria, v. 34, n. 5, p. 1647-1653, out. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500053&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 mar. 2021.

RATZEL, F. A relação entre o solo e o estado - capítulo I. O estado como organismo ligado ao solo. GEOUSP: Espaço e Tempo, São Paulo, v. 29, n. 11, p. 51-58, jan. 2011. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/94212/1/Ecossistema-cap3C.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.

SILVA, E. T. da. Livros didáticos: do ritual de passagem a ultrapassagem. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, p. 11-15, jan./mar. 1996. Disponível em: <http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2369/2108>. Acesso em: 04 mar. 2021.

SOUZA, F. L.; LOCH. R.M. S. Caderno pedagógico PDE 2016: proposta para o ensino de solos em geografia através de atividades experimentais. V. II. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Cadernos PDE. Versão online. Curitiba-PR: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_geo_ufpr_fabiolalimeiradesouza.pdf>.

Downloads

Publicado

04/11/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOLOS EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 248–264, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76571. Acesso em: 22 abr. 2025.